Durante a dança, o boi é morto, sendo logo em seguida ressuscitado por um puxão no rabo e volta a dançar. Na dança o boi abaixa e levanta a cabeça, dançando de forma desorientada, sobre os outros personagens. Esta manifestação do folclore brasileiro é uma das mais populares do nosso país.
I - O mestre é quem conduz a festa, marcando a levada rítmica com seu maracá, puxando as toadas e mediando o enredo.
O bumba meu boi, conhecido também como boi bumbá em algumas regiões brasileiras, é uma das mais tradicionais danças do folclore brasileiro. A tradição é uma apresentação típica das região Norte e região Nordeste do país, que une dança, música e teatro para contar a história da lenda de um boi.
A lenda da dança conta a história de um casal de escravos, Francisco e sua esposa Catirina, que por estar grávida, deseja comer a língua de um boi. ... A tradição do bumba meu boi em Parintins é representada por duas agremiações que são os bois: Garantido (o coração vermelho) e o Caprichoso (a estrela azul).
Tem como personagens principais o Mestre, o Rei e a Rainha, o Contramestre, os Mateus, a Catirina, figuras e moleques.
Amo: representa o papel do dono da fazenda, comanda o grupo com auxílio de um apito e um maracá (maracá do amo) canta as toadas principais; Pai: Chico ou Mateus. Mãe: Catirina ou Catarina. Boi: é a principal figura, consiste numa armação de madeira em forma de touro, coberta de veludo bordado.
Os instrumentos utilizados no Bumba Meu Boi são matracas (dois pedaços de madeira que são atritados, emitindo um som característico), tambores, pandeiros, o chocalho maracá e o tambor onça, uma cuíca que emite um som grave. Há, também, a presença de saxofones e banjos, mas não é comum para todos os festejos.
maracá: instrumento feito de lata, cheio de chumbinhos ou contas de Santa Maria. É um instrumento de origem tanto africana como indígena; matraca: feita de madeira, principalmente pau d'arco, é tocada batendo-se uma contra a outra; pandeirão: pandeiro grande, coberto geralmente de couro de cabra.
Bumba meu boi, boi-bumbá ou pavulagem é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno da morte e ressurreição de um boi. Um auto popular (folguedo) encontrado em todo o Brasil principalmente nas regiões Norte e Nordeste.
Musicas da cultura local, mais especificamente musicas com letras que lembra o folclore nordestino, exemplos são; Quinteto Violado, José Tobias e ate mesmo Elis Regina.
Marujada
Resposta. A música, assim como arte, sempre foi uma forma de expressão. Os artistas se expressam com o ritmo, com as letras... Pela música, você consegue identificar a forma que as pessoas vivem ou viviam anos atrás só pela forma que escrevem suas músicas ou pelos assuntos que suas músicas nos passam.