O procedimento da dupla-checagem na área da saúde consiste na conferência de um dado procedimento pelo mesmo profissional duas vezes, ou por dois profissionais. Essa é uma das estratégias que objetivam minimizar erros assistenciais maximizando a segurança ao paciente.
A administração de medicamentos corresponde a última oportunidade de prevenir um erro na medicação que pode ter surgido já na prescrição ou na dispensação dos medicamentos.
Injeções Intramusculares depositam a medicação profundamente no tecido muscular, o qual é bastante vascularizado, podendo absorver rapidamente. Esta via de administração fornece uma ação sistêmica rápida e absorção de doses relativamente grandes (até 5 ml em locais adequados).
DOSAGEM. Aplicação por via intramuscular profunda. Para o tratamento das anemias dos animais lactentes: Leitões (até o 3°dia de vida) 1 a 2 mL; bezerros (até o 10° dia de vida) 2 a 5 mL; Para o tratamento das anemias ferroprivas em todas as espécies: bovinos adultos – 10 mL; ovinos, suínos e bezerros: 5 mL.
O método indicado é o Famacha, que consiste no tratamento seletivo dos animais. Somente aqueles que apresentam grau acentuado de anemia devem ser vermifugados. Nos ovinos que precisam ser tratados, o produtor deve administrar a dose correta do anti-helmíntico de acordo com o peso e a indicação do fabricante.
Dectomax