Quando são planejadas e executadas de maneira conectada com os objetivos da BNCC, as viagens pedagógicas e de estudos do meio são ocasiões oportunas para o desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo.
Acredita-se que o potencial criativo humano tenha início na infância. Quando as crianças têm suas iniciativas criativas elogiadas e incentivadas pelos pais, tendem a ser adultos ousados, propensos a agir de forma inovadora. O inverso também parece ser verdadeiro.
Os passos do processo criativo são:
O processo criativo é o processo de estruturação de um pensamento com o objetivo de exercer a criatividade em prol de alguma atividade necessária. Dessa forma, executar um processo criativo é direcionar os esforços para capacitar um time ou uma pessoa a ter mais ideias.
Para Kneller (filósofo) existem cinco fases reconhecíveis no processo criativo, entre elas podemos citar: incubação, preparação, iluminação e verificação! 4 fases presentes no processo criativo: preparação, incubação, iluminação e verificação.
Criatividade é o ato de ser criativo, palavra que define a capacidade de criar e de inventar. Também indica a qualidade de quem possui ideias originais ou se mostra capaz de propor novos enunciados.
A criação artística é um processo comunicativo que valoriza os conceitos de criatividade e de arte. Enquanto a criatividade é um processo ordenador e configurador do que assimilamos da realidade mas ultrapassa-a ao alargar-se ao mundo do imaginário, a arte, por seu turno, implica o belo, a beleza e a sedução.
Elementos da dança A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.