Como usar um multímetro digital
O que caracteriza um voltímetro é a associação em série de um resistor a esse galvanômetro, o que possibilita medir uma ddp (diferença de potencial) maior do que a tensão de fundo de escala do galvanômetro, ou seja, ocorre uma potencialização da medida de ddp do galvanômetro.
O importante é que esteja sempre de acima de 105 volts para tensão 110V, e acima de 205 volts para rede 220V. Observe que deixamos na escala 200V pois o aparelho consegue medir até 200V então ele medirá sem problemas. Na rede trifásica em 380V temos 380V entre as fases e 220V entre fase e neutro.
Para fazer o teste de continuidade em um condutor elétrico ou resistor, devemos encostar uma ponta de prova em uma extremidade do resistor e a outra ponta de prova na outra extremidade. Se o circuito estiver fechado, a leitura será zero e deve-se ouvir o sinal sonoro do aparelho.
As pontas de prova do multímetro devem ser ligadas em série com o circuito desligado, para isso faça um corte no condutor, para obter duas pontas, que podemos chamá-las de A e B. Coloque a ponta de prova vermelha na ponta A do condutor e a ponta de prova preta na ponta B do condutor e isole.
Pra isso, siga os seguintes passos:
Colocar a ponteira vermelha no pino de dentro da fonte e a ponteira preta onde o pino da fonte ficaria no note, ai ligar com algum fio a parte externa da fonte com a parte do notebook onde esta parte externa ficaria.
Fontes para notebook podem divergir em sua voltagem dependendo do modelo do seu equipamento, normalmente as fontes possuem entre 12V e 20V, este valor é específico para cada notebook. A voltagem pode ser confirmada na etiqueta da fonte original ou na etiqueta embaixo do aparelho.
No caso das fontes, as informações sobre a voltagem do equipamento podem ser encontradas no próprio componente, através da indicação da letra “V”. Uma outra informação importante a respeito da voltagem (V) é que existem duas voltagens para o notebook.
Quando o problema é na fonte, pode ser mais difícil resolver, mas o recomendado é procurar um profissional que possa testar e verificar se ainda é uma fonte viável. A fonte pode ser consertada também, mas esse tipo de reparo nem sempre vale a pena e precisa ser orientado por um profissional qualificado.
COMO ABRIR UMA FONTE BLINDADA DE NOTEBOOK: PASSO A PASSO
Como saber se a fonte do notebook queimou:
Se a luz de LED do notebook ou da caixa ascenderem, é sinal de que a fonte está funcionando nesse novo local. Para verificar se os cabos do componente estão com defeito, ligue a fonte na tomada (sem a necessidade de conectar ao notebook) e balance levemente os fios.