Grafologia: o que a escrita diz sobre você A grafologia é definida como a técnica que estuda as características psicológicas das pessoas através da forma e dos traços da escrita. São analisados trechos da escrita espontânea e/ou a assinatura dos indivíduos.
O elemento da letra de forma está associado a pensamento. Pessoas mais racionais do que emocionais, que resolvem a vida de uma forma mais lógica, através do pensamento, têm uma tendência a escrever com letra de forma.
A primeira letra do nome pode dizer muito sobre como é a personalidade de alguém. Isso porque cada letra traz consigo uma característica única que influencia o jeito de ser da pessoa e, consequentemente, a forma como ela lida com as situações rotineiras e toma decisões.
Quando a assinatura é ascendente e finalizada por um ponto, a pessoa é autoconfiante e não depende de ninguém, tem os pés bem assentes na terra e apenas promete aquilo que sabe que pode cumprir. ... - Quando a pessoa assina apenas com o primeiro nome, é muito apegada à sua família.
substantivo feminino Ação de assinar; firma, nome escrito. Ajuste, preço, pagamento comercial, para aquisição de certos direitos durante tempo determinado: fazer a assinatura de uma revista.
Na própria assinatura, são analisadas três conjuntos de evidências: as características genéricas, as características genéticas e os elementos da grafia. Além disso, marcas, manchas, borrões e colagens no documento podem fornecer pistas. É a direção e a distância da escrita em relação à pauta ou à base de apoio.
O procedimento recebe o nome de exame grafotécnico e é conhecido por perícia de assinatura. Ele é realizado pelo perito grafotécnico, que deve ter especialização nessa área. Ele pode usar diferentes técnicas dependendo do tipo de documento a ser analisado. De modo geral, ele analisa os seguintes fatores.
A falsificação recepcionada pelo artigo 298 do Código Penal refere-se a falsificação material, ou seja, quanto a forma do documento. ... Na falsidade ideológica, ao contrário, a forma do documento é verdadeira, mas seu conteúdo é falso, isto é, a idéia ou a declaração que o documento contém não corresponde à verdade.
Sobre documentação imobiliária, é importante definir o que é documento particular. ... É aquele em que não se exige solenidade especial e pode ser elaborado pela própria pessoa que o escreveu e pelas partes, sem a intervenção do oficial público.
substantivo feminino Ação de falsificar, de adulterar o conteúdo de alguma coisa com propósitos fraudulentos: falsificação de uma assinatura.
- A doutrina e a jurisprudência são unânimes no entendimento de que o uso do documento falso pelo próprio autor da falsificação configura um único delito, seja, o do art. 297, do Código Penal, pois, na hipótese, o uso do falso documento é mero exaurimento do crime de falsum.