Essa Perícia é uma avaliação psiquiátrica com a propósito de explanar e auxiliar determinando assunto à autoridade judicial, policial ou administrativa. Importante frisar que esta Avaliação no âmbito da Justiça constitui um elemento tido como meio de prova.
Perícia conclusiva Essa perícia pode ter cinco tipos conclusões: Não existe incapacidade, sendo o benefício encerrado. Existe incapacidade temporária, podendo o benefício ser prorrogado pelo prazo a ser estipulado pelo perito. Existe incapacidade com necessidade de encaminhamento à reabilitação profissional.
O SABI (Sistema de Administração de Benefícios por Incapacidade) é um conjunto de aplicações que tem por objetivo o reconhecimento inicial do direito dos benefícios que necessitam de Perícia Médica para serem concedidos e mantidos.
O que é Perícia Resolutiva? A atualização da versão 13 do SABI (Sistema de Administração de Benefício por Incapacidade), em 2017, nomeou as perícias médicas de pedido de prorrogação em: PMC – Perícia Médica Conclusiva. PMRES – Perícia Médica Resolutiva.
O que não se deve fazer na perícia médica do INSS
45 dias
O resultado da perícia do INSS sai no mesmo dia da consulta médica. Essa novidade foi implantada recentemente pelo órgão. A partir das 21 horas do dia da perícia, as informações já ficam disponíveis ao segurado. Anteriormente, o resultado era divulgado após 20 dias, contados da data do exame.
A fim de possibilitar a conclusão do pedido de benefício por incapacidade, o segurado deve contatar o INSS pelo telefone 135 e solicitar o agendamento do serviço de acerto pós-perícia. Após a solicitação do acerto por telefone, o segurado deverá acompanhar seu pedido pelo Meu INSS.
CUMPRIDO: no dia agendado, houve o comparecimento à agência e o requerimento foi protocolado.
Quando um benefício é cessado quer que ele chegou ao fim. Assim, após a cessação o INSS deixa de pagar o benefício ao segurado.