EQST

O Que A Escala De Frankel?

O que é a escala de Frankel?

A escala de Frankel foi utilizada para avaliação de déficit neuro- lógico, de acordo com nível de lesão, na admissão e alta hospitalar dos pacientes operados vítimas de lesão por PAF na coluna vertebral.

Como deve ser avaliada a sensibilidade do paciente com TRM?

A área de sensibilidade do paciente é examinada no sentido craniocaudal, desde a região cervical, pela avaliação da sensibilidade à variação de temperatura, sensi- bilidade dolorosa e sensibilidade tátil, que são funções mediadas pelo trato espinotalâmico lateral, cujas fi- bras estão na porção anterolateral da medula ...

Qual a definição de trauma raquimedular?

1. Trauma raquimedular é a lesão da medula espinhal que provoca alterações, temporárias ou permanentes, na função motora, sensibilidade ou função autonômica. 2. As lesões cervicais freqüentemente causam diminuição permanente da qualidade de vida, sendo a principal causa de seqüela seguida aos traumatismos.

Quais os tipos de trauma raquimedular?

Tipos de lesões neurológicas Lesão de raízes: espera-se que ocorra recuperação pelo menos parcial. Lesão medular incompleta: Pode ou não haver recuperação dos déficits. Quanto maior e mais rápida a recuperação melhor o prognóstico. Lesão de Brown Sequard: Hemissecção medular .

Quais as complicações do trauma raquimedular?

As principais alterações fisiológicas que ocorrem com esse paciente são: choque medular, choque neurogênico, trombose venosa profunda, disrreflexia autônoma, bexiga neurogênica, intesti- no neurogênico, espasticidade, úlceras por pressão, pneumonias, alterações psicossociais e infecções4,5.

Como identificar um trauma raquimedular?

Quais os sinais e sintomas

  1. Perda dos movimentos;
  2. Perda ou alteração da sensibilidade ao calor, frio, dor ou toque;
  3. Espasmos musculares e reflexos exagerados;
  4. Alterações na função sexual, na sensibilidade sexual ou na fertilidade;
  5. Dor ou sensação de picadas;
  6. Dificuldade para respirar ou eliminar secreções dos pulmões;

Quais as causas mais comuns de trauma raquimedular?

Acidentes automobilísticos, quedas de alturas, acidentes por mergulho em água rasa e ferimentos por arma de fogo têm sido as principais causas de traumatismo raquimedular (TRM).

Qual o tratamento para trauma raquimedular?

1) Metilprednisolona - Esta medicação administrada nas primeiras oito horas após o traumatismo é a primeira a demonstrar melhora significativa na recuperação em humanos. Três ensaios clínicos foram conduzidos para estudar de forma padronizada a ação da metilprednisolona em pacientes com traumatismo raquimedular.

O que é o trauma abdominal?

O trauma abdominal é o sofrimento resultante de uma ação súbita e violenta, exercida contra o abdome por diversos agentes causadores: mecânicos, químicos, elétricos e irradiações.

Quais os sinais e sintomas de trauma abdominal?

Muitas vezes, os si- nais e sintomas do choque, como palidez, sudorese fria, pulso rápido e fino ou ausente, cianose de extremidades, hipotensão arterial, são os únicos sinais do trauma abdominal, visto muitas vítimas estarem inconscientes, com sangramento invisível.

Quais os cuidados de um paciente com traumatismo abdominal?

Administrar oxigênio; Monitorizar a oximetria de pulso; • Controlar sangramentos externos; • Instalar acesso venoso; Realizar a reposição volêmica. Cuidados com objetos empalados/encravados.

O que um chute na barriga pode causar?

As lesões penetrantes ou contundentes podem cortar ou romper os órgãos abdominais e/ou os vasos sanguíneos. Uma lesão contundente pode provocar acúmulos de sangue dentro da estrutura de um órgão sólido (por exemplo, o fígado) ou na parede de um órgão oco (tal como o intestino delgado).

O que pode ser um tremor na barriga?

De acordo com o ginecologista, o principal culpado pela barriga tremer sem estar grávida é o intestino. “Ele é o único órgão que tem movimentação dentro do abdome, ou seja, não é estático”, explica.

O que acontece se uma grávida sofrer uma pancada na barriga?

Em casos de pancadas fortes no abdômen, no entanto, é possível que haja uma ruptura da bolsa, deslocamento de placenta e até mesmo morte do feto. Por essa razão, além de tomar cuidado redobrado durante essa fase, as gestantes também devem fazer o uso do cinto de segurança.

Por que os médicos batem na barriga do paciente?

Da mesma forma como foi feito no exame dos pulmões, o médico utiliza a técnica da percussão sobre a barriga. Sons como os de um tambor refletem a presença de gases no intestino. Um barulho mais seco revela a presença de algum corpo sólido.

Por que os médicos examinam os olhos?

Os médicos verificam a parte interna dos olhos para avaliar as artérias, as veias e os nervos. A intenção é a identificação de uma possível doença. Através do exame de fundo de olho é possível identificar diversos problemas de saúde, pois nos olhos o médico consegue avaliar artérias, veias e nervos.

É normal ouvir barulhos na barriga?

Os barulhos na barriga são normais principalmente após uma refeição, pois os paredes do intestino contraem para facilitar a passagem do alimento e favorecer a digestão. Esses barulhos podem aparecer enquanto a pessoa está acordada ou até mesmo durante o sono, além de poderem ser ou não escutados.

Que órgão tem embaixo da costela direita?

No entanto, esse poderoso órgão localizado abaixo das costelas direitas também pode ficar doente e entre as patologias que o acometem está a doença hepática gordurosa em suas principais formas de apresentação: a esteatose e a esteato-hepatite.

O que pode ser dor na costela direita?

No entanto, a dor nas costelas também pode ser sinal de um problema respiratório e, nos casos mais graves, pode indicar câncer ou até infarto. Assim, sempre que a dor é muito intensa ou demora mais de 2 dias para aliviar, é aconselhado ir no clínico geral para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Quais os órgãos do lado direito?

Em cada área, há uns órgãos ou umas partes específicas do sistema gastrintestinal. Por exemplo, a parte superior direita do abdômen é o lugar onde o fígado, a bexiga de bílis, o rim direito, e o pâncreas são encontrados. No quadrante superior esquerdo, o estômago, o rim esquerdo, e o baço são situados.

Como tirar gás debaixo da costela?

Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são:

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

O que pode causar excesso de gases?

Pode ocorrer ainda quando se ingere ar pela boca, excesso de fibra, carboidratos não digerido pelo estômago, carne e alimentos muito ricos em proteínas. Outros fatores como genética e má alimentação podem também levar à flatulência.