A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental. ... Historicamente voltada para o ambiente escolar, a EDUCAÇÃO FÍSICA tem hoje um papel muito mais diversificado.
História da Educação Física Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.
A história da Educação Física escolar no Brasil começou numa época bastante conservadora para o país. ... Em 1846, a Escola Normal da Praça da República, em São Paulo, já tinha aulas de Educação Física, mas foi apenas em 1971 que a Educação Física foi reconhecida como uma importante prática educativa.
De acordo com estudos do professor Ghiraldelli (2004), a Educação Física brasileira, passou por cinco fases: a higienista, militarização, pedagogização, competitivista e a popular, que foram marcantes ao longo da sua formação e na busca da caracterização dos pressupostos teóricos que lhe servem de fundamento, mantém-se ...
Resposta: Para os gregos antigos, era muito importante trabalhar não só a mente, (ampliando conhecimentos com filosofia, estudos das artes, escrita, entre outros), mas também exercitar o físico, no qual eles consideravam como a busca pelo corpo perfeito.
Entre elas a lei menciona: capacidade de aprender para adquirir conhecimentos; compreensão do ambiente físico e social; autonomia intelectual; pensamento crítico; compreensão do significado das ciências, das letras e das artes; relacionamento entre teoria e prática.
Um currículo escolar precisa ser elaborado a partir do projeto pedagógico da escola, ter uma teoria que o fundamente, a mesma perspectiva que fundamenta o projeto pedagógico e definir a proposta educativa que orientará o trabalho pedagógico do dia a dia da escola, dos trabalhos realizados principalmente na sala de aula ...
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
BNCC no Ensino Fundamental como um todo se dá por áreas do conhecimento, da mesma forma que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 1 – LINGUAGENS; • 2 – MATEMÁTICA; • 3 – CIÊNCIAS DA NATUREZA; • 4 – CIÊNCIAS HUMANAS. disciplinas ou matérias, chamamos agora de componentes curriculares.
Componentes Curriculares
Resposta. Resposta:Quais componentes curriculares parecem ter mais proximidade de conteúdos entre si? Exemplo: Geografia com História – conteúdo interdisciplinar: As transformações geográficas oriundas de um fato ocorrido na vida de um povo, como uma guerra.
As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.