Zero absoluto é a mais baixa temperatura que pode ser representada em qualquer escala termométrica. Trata-se de uma temperatura teórica, equivalente a 0 K (lê-se zero kelvin), na qual todas as partículas constituintes de um sistema termodinâmico devem encontrar-se perfeitamente em repouso.
Numa escala progressiva, o zero absoluto seria a temperatura de menor energia possível. ... Sendo assim, o zero absoluto Kelvin ficou localizado a -273,15 °C da escala Celsius, que tem como referencial o ponto de congelamento da água. Isso equivale a -459,67 °F na escala Fahrenheit e 0 Ra na escala Rankine.
Acredita-se que a temperatura mais quente já registrada no Universo aconteceu uma fração de segundo após o Big Bang. Nesse tempo minúsculo, chamado de tempo de Planck, a temperatura chegou a incríveis 141 x 1030 °C.
As escalas de temperatura absoluta: são Kelvin (unidades de graus Celsius) e Rankine (unidades de graus Fahrenheit).
as escalas termométricas Celsius e Fahrenheit não são chamadas de absolutas pelo fato de que , a Kelvin ( que é chamada de escala absoluta ) é a escala escolhida pelos cientistas para ser padronizada para uso científico .
A escala Kelvin é chamada de absoluta porque só admite valores positivos. Seu valor mínimo ou absoluto, em que todas as partículas estariam paradas, sem vibração, é o zero Kelvin ou zero absoluto. A maior importância desta escala está em admitir um valor para o menor grau de vibração das moléculas, o zero absoluto.