A Engenharia Civil é uma profissão-chave no desenvolvimento da humanidade. Sem ela, não teríamos casas, pontes, viadutos, estradas e barragens. ... Além de gerenciar e executar obras, o engenheiro civil também especifica as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento de um edifício.
Além de atuar em áreas industriais e de mecânica, o engenheiro civil também é responsável por atuar em todos os segmentos necessários para o funcionamento de um empreendimento, desde a utilização de recursos naturais até meios de locomoção e acesso à obra.
O registro profissional é um cadastro de trabalhadores, juntamente ao conselho responsável pela categoria ou através do SIRPWEB do Ministério do Trabalho. Esse cadastro permite ao profissional atuar no mercado de trabalho de forma regulamentada por leis federais.
As profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea são:
Além de títulos de engenharia, há outros títulos que o CREA abrange, como técnico, tecnólogo, urbanista, geólogo, meteorologista e outros. No que diz respeito às atribuições, atualmente há 560 cursos cadastrados na área tecnológica (engenharia, agronomia, geologia, geografia, meteorologia e tecnologias).
Segundo a Lei Federal n.º 5.
Art. 2º As pessoas físicas registradas no Sistema Confea/Crea ficam obrigadas ao pagamento de anuidade profissional, a qual é devida a partir de 1º de janeiro de cada ano. § 1º A anuidade profissional poderá ser cobrada proporcionalmente, em razão do mês de registro do profissional.
Crea, ou Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia, são entidades da esfera estadual que verificam, orientam e fiscalizam o exercício das profissões da área tecnológica em cada região, evitando a prática ilegal das atividades que englobam junto com o Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), do qual faz ...