EQST

Porque O Serviço Social Uma Profisso De Carter Interventivo?

Porque o serviço social é uma profissão de caráter interventivo?

Isso quer dizer que, na sua prática profissional, os assistentessociais não se limitam a conhecer as necessidades dos demandantes de seus serviços, mas também agem para enfrentá-las, através dos seguintes meios: estratégias (adoção de procedimentos para se alcançar um fim); procedimentos (sucessão de atos e operações); ...

Porque surge o serviço social no mundo?

O serviço social teve suas origens dentro da Igreja Católica e visava preparar a grande massa operária para a o capitalismo industrial, período este chamado de “conservador”. Dessa forma, o objetivo era preparar essa população para sistema sócio – econômico – político da época.

Qual é o produto do trabalho do assistente social?

Objeto - é a questão social propriamente dita. Atualmente o papel do assistente social é político, é de articulador e mobilizador das capacidades dos sujeitos. Meio - são os instrumentos utilizados, sejam humanos, materiais, financeiros, capital intelectual, e outros.

Qual o sentido da questão social hoje o que se encontra na base de sua radicalização?

Mas qual o sentido da “questão socialhoje? O que se encontra na base de sua radicalização? Como lembra Husson (1999, p. 99), o processo de financeirização indica um modo de estruturação da economia mundial.

Qual o instrumento básico de trabalho do assistente social?

O conhecimento é, sem dúvida, o principal instrumento de trabalho em qualquer área, pois permite que o profissional tenha uma real dimensão das diversas possibilidades de intervenção.

O que é a instrumentalidade no trabalho do assistente social?

RESUMO: A instrumentalidade do Serviço Social é uma propriedade da profissão que possibilita o atendimento das demandas e o alcance de objetivos por meio da objetivação das intencionalidades profissionais.

O que é Teórico-metodológico do serviço social?

Os fundamentos teórico-metodológicos do serviço social podem ser explicados, a partir do olhar dos métodos, técnicas e instrumentos utilizados pelo profissional, no exercício diário de sua função, no qual, com um posicionamento direcionado ao projeto ético-politico, este, diante das manifestações e expressões da ...

Por que o cotidiano e o espaço para a realização das ações instrumentais?

A instrumentalidade pode ser compreendida como mediação, visto que o cotidiano é o espaço para a realização das ações instrumentais, como um exercício profissional, crítico e competente. Dessa forma, há algo que precede a discussão acerca dos instrumentos e técnicas necessárias ao profissional: a sua instrumentalidade.

Como se caracteriza a comunicação no dia a dia do assistente social?

No dia a dia de trabalho, a comunicação do assistente social é baseada no diálogo aberto para a promoção do bem-estar da sociedade como um todo. Neste diálogo com os grupos sociais, o assistente social busca conhecer o cenário e os principais problemas sociais que as pessoas estão passando.

Qual a importância da comunicação para o serviço social?

O processo de comunicação é de fundamental importância no trabalho do assistente social. No entanto, na prática o profissional deve saber ouvir para poder analisar ou interpretar com exatidão a mensagem do emissor/usuário.

Como o serviço social utiliza a tecnologia?

Ainda apoiados em Kern, as tecnologias de informação no Serviço Social podem agilizar processos e garantir troca de informações que possam beneficiar o usuário, sem que necessariamente essa troca tenha que acontecer em um mesmo meio geográfico, utilizando-se do espaço virtual, no caso a Internet, como instrumento ...

Como se define o ato de comunicação e o que são ruídos na comunicação?

Ruído na Comunicação: ele ocorre quando a mensagem não é decodificada de forma correta pelo interlocutor, por exemplo, o código utilizado pelo locutor, desconhecido pelo interlocutor; barulho do local; voz baixa; dentre outros.

Qual é a função desse termo nas comunicações em geral?

Resposta. Olá é uma saudação (cumprimento), sendo também uma Interjeição (como, por exemplo, Oh!; Psiu!...)