Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo. ... O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo.
Os planejamentos são um meio para tornar possível a realização dos objetivos. Portanto, para ser flexível, é importante ter objetivos viáveis, que dificilmente serão modificados. Já o caminho para realizá-los não precisa ser tão rígido. É esse o verdadeiro significado de planejamento flexível!
O planejamento escolar é um plano elaborado periodicamente para definir as atividades futuras da escola. No entanto, além das questões que podem parecer meramente burocráticas — como distribuição dos conteúdos pela grade de horários, definição das turmas, elaboração do calendário escolar, etc.
E educação é o que direciona o processo de reconstrução do ser humano em todas as suas dimensões: pessoais, sociais e culturais. O homem está inserido em uma sociedade com princípios e regras que circundam e norteiam sua vida.
De acordo com Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”.
Para profissionais da educação, o contexto escolar é algo que deve vir sempre em primeiro lugar. Isso porque no contexto da escola se levam em consideração a estrutura física, o ambiente, os outros profissionais, o currículo, a região onde se está, a comunidade e a realidade dos estudantes.
A escola é uma importante instituição humana, cuja função é de preparar o indivíduo para viver na sociedade. É por meio da escola que são transmitidos valores culturais, morais e sociais. Frequentar a escola era um privilégio apenas para os nobres e posteriormente para os burgueses. ...