O cálculo do CAPM leva em consideração a parte dos riscos do investimento, com a parte livre de riscos, ou menos arriscada possível....Como é calculado o CAPM
CAPM é a sigla para Capital Asset Pricing Model, que significa em português “Precificação de Ativos Financeiros”. Se trata de uma forma de analisar e investigar as relações existentes entre o risco e o retorno esperado de um investimento.
No Modelo de Precificação de Ativos de Capital (CAPM), o risco beta é o único tipo de risco para o qual os investidores devem receber um retorno esperado maior que a taxa de juros livre de risco.
Ações com um beta igual a 1 têm preços que flutuam no mesmo ritmo que a média do mercado. Ações com um beta menor que 1 têm preços menos voláteis que o mercado e são menos arriscadas.
β igual a zero Pode indicar que o ativo é indiferente às variações do mercado, ou pouco associado, podendo acontecer em caso de variações positivas ou negativas do índice de mercado, mantendo constante a rentabilidade do ativo.
A fórmula para o cálculo é simples. Para calcular o Capital de Giro líquido (CGL), basta somar os Ativos Circulantes (Investimentos) e reduzir os Passivos Circulantes (Fonte de Recursos). “AC ” é o ativo circulante e “PC” corresponde ao passivo circulante.