Os cavalos são animais herbívoros, por isso, é comum encontrá-los em pastos onde alimentam-se de capim e ervas. Um cavalo, na natureza, pode passar até 16 horas se alimentando durante o dia. Quando os cavalos são criados pelo homem, eles podem ainda ser alimentados com rações ou milho.
São animais quadrúpedes, ou seja, são animais que utilizam quatro membros para sua locomoção.
Movimenta-se em linhas retas nas colunas e fileiras do tabuleiro não podendo, entretanto, pular peças adversárias ou aliadas e captura ao ocupar a casa deixada pelo adversário.
Por exemplo, um cavalo pode mover duas casas para cima e uma para a esquerda. O cavalo também pode mover duas casas para a direita e uma para baixo. Sempre segue aquele padrão duas e depois uma, que se assemelha a um L. Outra coisa que torna o cavalo único é que ele é a única peça capaz de pular sobre outras peças.
A Dama é a peça mais poderosa, pois pode movimentar-se quantas casas quiser ou puder, na diagonal, vertical ou horizontal, porém, apenas em um sentido em cada jogada, a dama (ou rainha) anda com os movimentos de todas as outras peças (exceto o cavalo), andando quantas casas quiser.
Assim, um cavalo se movimenta duas casas para frente ou para trás e em seguida uma casa para a direita ou para a esquerda, ou duas casas para a direita ou para a esquerda e em seguida uma casa para frente ou para trás.
Esses gestos são considerados opcionais segundo as leis do jogo. A sua movimentação consiste no deslocamento de uma casa na direção horizontal, vertical ou diagonal, desde que ela não esteja sob ataque adversário.
Regras gerais de movimentoEditar A peça removida é dita tomada ou capturada. O lance deve ser feito com uma só mão. Com exceção do cavalo, nenhuma peça pode realizar seu movimento se seu caminho estiver obstruído por outra peça (própria ou inimiga).
PARTIDA TERMINADA A partida é ganha pelo jogador que, executando um lance legal, deu mate no rei do adversário. Isto termina a partida imediatamente. A partida é vencida pelo jogador cujo adversário declara que abandona. Isto termina a partida imediatamente.
Como Começar Uma Partida De Xadrez
Qual o diferencial de movimento que o Cavalo possui que nenhuma outra peça é permitido realizar? a) Única peça do tabuleiro que pode pular por cima de outras em seu movimento.
Resposta. Resposta: Bispo - Esta peça se movimenta somente nas diagonais do tabuleiro. Dama - Uma dama pode se movimentar tanto na horizontal como na vertical (assim como uma torre) ou nas diagonais (assim como um bispo).
Cavalo