Muito fácil! Um exemplo de paráfrase seria: “Frida Kahlo, com ironia, devido às sequelas deixadas pela poliomielite, desdenha da presença dos pés, uma vez que, em uma opinião empoderadora, ela tem algo mais especial: asas, elementos mágicos do mesmo teor surrealista que suas obras”.
Produção coletiva do conhecimento, ele se fundamenta na participação de diferentes autores e de equipes interdisciplinares que realizam uma atividade cooperativa. Fóruns de discussão, páginas pessoais, blogs são exemplos de hipertextualidade.
Entender o conceito de hipertexto é fundamental para a prova do Enem. O hipertexto é, em sua definição, uma forma de escrita e leitura não linear, com blocos de informação ligados a palavras, partes de um texto ou, por exemplo, imagens.
Hipertexto designa uma coleção de documentos com links, ou hiperlinks, que auxiliam o leitor a ir de um texto (texto escrito ou imagem) a outro, em um movimento auto-gerenciado. O hipertexto se caracteriza pela não-linearidade, pela liberdade do percurso que o leitor pode construir.
Ao retomarmos a história, nos anos 1960 o filósofo e sociólogo Theodor Holm Nelson, ou simplesmente Ted Nelson, conceituou a palavra hipertextualização, num período quando ainda não se tinha a evolução da tecnologia, utilizou um conceito contemporâneo.
“O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real.
Outra vantagem do uso do hipertexto é poder manter o leitor por mais tempo em seu site. ... Usando um formato muito parecido com a da escrita colaborativa, o hipertexto auxilia muitos profissionais, que querendo informar e despertar ao mesmo tempo a curiosidade e a incentivar a iniciativa por parte do aluno.
O hipertexto é importante para a navegação na internet, pois é um termo que se refere ao próprio texto em uma forma digital que se é agregado outros conjuntos de texto na forma de imagens,blocos de textos,sons ou palavras e o acesso é dado através do hiperlink (a ligação que é dada de uma pagina a outra,ao se clicar ...
Possibilitado pelo jornalismo digital, os hipertextos e hyperlinks possibilitam ao leitor uma leitura não linear, assim, possibilitando uma leitura dinâmica do assunto que o público julgar necessário, por isso a importância de transformar seu conteúdo do impresso para o digital.
Assim como na informática e no jornalismo, o hipertexto tem um papel fundamental na vertente ensino-aprendizagem, pois ele colabora eficazmente na formação do conhecimento do estudante, atuando como ferramenta de pesquisa conectada a materiais de referência, interligados a diversas temáticas transversais e ...
O hiperlink pode fazer referência à outra parte do mesmo documento ou a outros documentos. ... Um documento de hipertexto possui ligações (links) para diversas partes do mesmo documento ou para documentos diferentes.
O embrião da hipermídia é o hipertexto, que são referências dentro de documentos que remetem a outros, permitindo uma leitura contínua e não linear das informações. Na internet, são os famosos links, que quando clicados levam você de uma página a outra, por exemplo, quando está lendo algum verbete da Wikipédia.
O trabalho com hipertextos na sala de aula requer do aluno, como também do professor, habilidades de manuseio com o computador. Além da parte técnica, os envolvidos neste tipo de trabalho devem estar preparados e capacitados para enfrentar o mundo de informações que o hipertexto traz.
Passo a passo para criar um hipertexto 1. Faça primeiramente seu texto num editor de texto; 2. Escolha uma palavra que gostaria de complementar, ou ainda, agregar mais informações; 3. Navegue pela internet em busca de sites, vídeos, imagens, ...
O hipertexto permite — ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige — a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita.
A hipertextualidade, de acordo com o texto, configura-se como um novo modo de leitura e de organização da escrita. Logo no primeiro parágrafo do texto, essa informação pode ser encontrada, onde se lê “a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita”.
A hipermídia é a associação entre hipertexto e multimídia. Textos, imagens e sons tornam-se disponíveis à medida que o usuário percorre as ligações existentes entre eles. ... A hipermídia amplia os princípios da escrita eletrônica para o domínio da interação, do som e da imagem.
De acordo com Vicente Gosciola, hipermídia é "o conjunto de meios que permiteacesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e, até, extrair textos, imagens e sons cuja seqüência constituirá uma versão pessoal ...
A hipermídia é uma mídia de leitura não linear que contém imagens, sons, texto e vídeo (multimídia) como elementos de um sistema de hipertexto. A web é um exemplo clássico de hipermídia, enquanto o cinema é um exemplo da multimídia padrão por não ter hyperlinks.
Em resumo: multimídia é a utilização de múltiplos meios para realizar a comunicação. ... Em outras palavras, hipermídia é o meio e a linguagem das “novas mídias” como, por exemplo, a internet, jogos, cinema 3D, vídeos interativos, TVs interativa.
Tecnologia (do grego τέχνη — "técnica, arte, ofício" e -λογία — "estudo") é o conjunto de técnicas, habilidades, métodos e processos usados na produção de bens ou serviços, ou na realização objetivos, como por exemplo em investigações científicas.