A forma popular é constituída do radical do adjetivo português + o sufixo -íssimo: pobríssimo, agilíssimo. 3) Em vez dos superlativos normais seriíssimo, precariíssimo, necessariíssimo, preferem-se, na linguagem atual, as formas seríssimo, precaríssimo, necessaríssimo, sem o desagradável hiato i-í.
Quando usamos o grau superlativo absoluto analítico, o destaque é assinalado pelo emprego de certos termos que revelam uma ideia de aumento. Tal modalidade é expressa através de advérbios como muito, extremamente, excecionalmente, etc., antepostos ao adjetivo que, deste modo, intensifica o nome que o acompanha.
Significado de contentíssimo: Superlativo de contente. Muito contente, muito alegre, encantado.
Tabela com os graus dos adjetivos
Grau superlativo absoluto sintético de soberbo. Ele é uma pessoa superbíssima.
adjetivo Superlativo absoluto sintético de soberbo, muito soberbo. Etimologia (origem da palavra superbíssimo).
Significado de Superlativo adjetivo Que demonstra uma característica num grau muito excessivo. ... substantivo masculino [Gramática] Num adjetivo e/ou advérbio, o que demonstra a característica capaz de definir sua inferioridade ou superioridade. Etimologia (origem da palavra superlativo).
Gramática. O adjetivo é essencialmente um modificador do substantivo e possui dois graus, o comparativo e o superlativo. Como você já dever ter estudado, o adjetivo é um modificador do substantivo e pode variar em gênero, número e grau.
O grau superlativo absoluto sintético, cuja intensificação se dá por meio de acréscimo de sufixos, está entre as três diferentes gradações do adjetivo. ... O adjetivo apresenta três diferentes gradações: o positivo, o comparativo e o superlativo.
Os graus dos adjetivos são comparativo e superlativo. Eles são utilizados para fazer comparações ou elevar as características atribuídas aos substantivos.
O grau comparativo estabelece uma comparação entre dois ou mais seres, uma vez apresentado sob a seguinte forma: * Comparativo de igualdade: Lucas é tão extrovertido quanto seu irmão. * Comparativo de inferioridade: Lucas é menos extrovertido (do) que seu irmão.
O grau normal do substantivo indica o tamanho normal de um objeto ou ser. O grau diminutivo do substantivo indica o tamanho diminuído de um objeto ou ser. O grau aumentativo do substantivo indica o tamanho aumentado de um objeto ou ser.
Os adjetivos comparativos são utilizados para comparar as diferenças entre os dois objetos que modificam (larger, smaller, faster, higher). Eles são empregados em frases nas quais dois substantivos são comparados, da seguinte forma: Substantivo (sujeito) + verbo + adjetivo comparativo + than + substantivo (objeto).
Interesting. Interessante. Her book is more interesting than his book.
Os adjetivos são classificados em:
Os adjetivos pátrios, basicamente, remetem aos que caracterizam pessoas ou coisas conforme as origens. Considera-se uso para caracterizar nascidos em cidades, estados, países e variações, que podem ainda incluir continentes e regiões, por exemplo. Os adjetivos pátrios sempre serão grafados em letras minúsculas.
Como foi estudado anteriormente, o substantivo composto é formado por dois ou mais radicais. Uma das palavras desse tipo de substantivo é originada do substantivo simples, mas que sofreu algumas alterações linguísticas de composição. Exemplo: Fim de semana, couve-flor, girassol, bem-te-vi, erva-doce.
Nos adjetivos compostos, somente o último termo receberá a flexão de número. 1) Os adjetivos azul-marinho e azul-celeste são invariáveis. 2) No adjetivo surdo-mudo, os dois radicais vão para o plural. 3) Os adjetivos compostos que fazem referência a cores, são invariáveis quando o segundo elemento é um substantivo.