EQST

O Que Icomi?

O que é icomi?

Entre 1957 e 1998, a Indústria e Comércio de Minérios S. A. (ICOMI) explorou manganês no Amapá, em Serra do Navio, uma das maiores minas desse minério no mundo. Foi o primeiro e o mais durável empreendimento mineral de grande escala e intensivo de capital na região amazônica brasileira.

Quais problemas ambientais foram diagnosticados na área da mineração na Serra do Navio?

Entre 1947 e 1997, a Icomi esgotou toda a reserva de manganês de alto teor e abandonou a área. Além das crateras, o que restou foi uma ameaça - grave e invisível - à saúde dos moradores. Isso porque o processamento do manganês libera arsênio, um elemento cancerígeno que é transmitido pelo ar e pela água.

Quais os principais minérios encontrados no Estado do Amapá?

Destacam-se ainda na composição da economia do estado do Amapá as atividades extrativistas tanto vegetais como minerais. No extrativismo vegetal, são exploradas a castanha-do-pará, o palmito e as madeiras. Entre os minerais mais encontrados no estado estão jazidas de manganês, ouro, caulim e granito.

Qual o principal produto explorado na Serra dos Carajás?

A Serra dos Carajás localizada no estado do Pará é a maior província mineralógica do planeta. Abriga a maior jazida de minério de ferro explorada do mundo. Além de ferro, ela concentra grande quantidade de manganês, cobre, ouro e níquel.

Quais são os principais minerais extraídos da Serra do Carajás?

O depósito ferrífero da Serra dos Carajás contém 18 bilhões de toneladas de minério lavrável, constituindo-se no maior do mundo em 2013. Também há grande depósitos minerais de manganês, zinco, níquel, cobre, ouro, prata, bauxita, cromo, estanho, tungstênio e urânio.

Qual a importância da Usina Hidrelétrica de Tucuruí para as empresas que fazem parte do Grande Carajás?

A Usina Hidrelétrica de Tucuruí, considerada a maior obra de engenharia já promovida no território amazônico, foi construída para atender aos grandes projetos agropecuários e minerais em implantação na região, inseridos no planejamento implementado pelo governo federal na Amazônia.

Qual a importância da Usina Hidrelétrica de Tucuruí?

O projeto ganhou força na década de 1960 como parte de políticas do Governo Federal para o desenvolvimento e integração da Amazônia, e para atender a indústria de alumínio gerada pelos jazidas de bauxita da região. Outro objetivo era possibilitar a navegação naquele trecho do rio, originalmente cheio de corredeiras.

Quais os impactos ambientais da Usina Hidrelétrica de Tucuruí?

Foi observada maior ocorrência de caso na região urbana sendo nestes 41 casos notificado, contra apenas 3 casos da zona rural. Os impactos sócio-ambientais causados pela construção da hidrelétrica de Tucuruí são reflexos do que se observa hoje, a perda de terras, a perda de histórias, a perda de identidade.

O que é em linhas gerais o projeto Grande Carajás?

O Programa Grande Carajás (PGC), oficialmente lançado em 1982, tinha como objetivo realizar a exploração integrada dos recursos dessa província mineralógica, considerada a mais rica do mundo, contendo minério de ferro de alto teor, ouro, estanho, bauxita (alumínio), manganês, níquel, cobre e minérios raros.

Em que consiste o Projeto Grande Carajás quais são os seus principais impactos no Brasil?

O objetivo do programa era atender a exploração e o escoamento da produção mineradora e siderúrgica e atuar como catalisador para o desenvolvimento regional, Por outro lado, o projeto provocou conflitos indígenas, invasão de terras indígenas e quilombolas, superexploração das florestas e dos trabalhadores.