O Teste de Cooper é um teste de preparo físico idealizado pelo médico e preparador físico norte-americano Kenneth H. Cooper em 1968 para ser usado pelas forças armadas para verificar o nível de condicionamento físico. ... O nome "Cooper" deu-se por causa do nome de seu criador.
Um desses estudiosos foi o cientista americano Kenneth Cooper, que em meados de 1960 criou métodos que trabalhavam a resistência aeróbica que tem como principal objetivo melhorar o sistema cardiovascular.
O chamado teste Cooper consiste em uma corrida de 12 minutos, em que se mede o consumo máximo de oxigênio pelo corpo (VO2max) para estabelecer parâmetros de condicionamento. Mas seus conceitos foram muito além dos limites do exército, dando início a um novo conceito de saúde pelo esporte.
Kenneth Cooper
O teste de Cooper de 12 minutos é um dos testes mais populares de avaliação da capacidade cardiorrespiratória.
Para fazer o teste de Cooper, a pessoa deve correr ou caminhar, sem interrupções, durante 12 minutos, numa esteira ou em uma pista de corrida mantendo um ritmo ideal de caminhada ou corrida. Após este período, deve ser registada a distância que foi percorrida.
Da caminhada à corrida: 10 dicas para começar a correr 5 km
Para acostumar, alterne um minuto de trotada e quatro de caminhada, até o momento em que você fará com facilidade 30 minutos de trotada. Depois, inclua as corridas intercaladas com trotadas e siga a evolução até conseguir correr sem parar. Lembre-se: não exceda seu limite, isso pode causar lesões.
Correr em alta intensidade cria um afterburn, que é quando seu corpo continua a queimar calorias mesmo sem estar em movimento. Comece com três corridas de 30 minutos por semana. Corra por 30 segundos e se recupere por 30 segundos a um minuto.
Como correr mais rápido e melhorar meu tempo?
Ao correr na esteira, mantenha a mesma postura da corrida na rua, com os braços em um ângulo de 90 graus. E certifique-se de manter o corpo na posição vertical. Não é necessário se inclinar para frente, já que a esteira puxa os pés para trás automaticamente.
Um homem 100 kg pode queimar 60 calorias em apenas 10 minutos de caminhada em uma esteira a uma velocidade de três quilômetros por hora. Uma mulher 70 kg seria necessária para realizar esse mesmo exercício por 17 minutos para queimar as mesmas 60 calorias.
Eu indico que seja feito somente um ou no máximo dois treinos por semana na esteira, pois a corrida no aparelho não substitui os treinos na rua. No asfalto, você terá contato com elementos que te prepararão para o dia da sua prova. Os treinos na rua e na esteira devem se intercalar, um complementa o outro.
Por boas razões: Estudos sugerem que correr duas vezes no mesmo dia e a corrida em um estado de esgotamento pode aumentar a queima de gordura, treinar o corpo a usar o glicogênio de forma mais eficiente e estimular a produção de mitocôndrias (mais mitocôndrias podem retardar a fadiga).