Cadeia alimentar é a relação entre matéria e energia que os seres vivos utilizam para sobreviver, ou seja, as relações necessárias para a busca de energia por meio da alimentação. De forma simplificada, pode-se classificar como cadeia alimentar a sequência de organismos que servem de alimento uns para os outros.
na agua encontram-se os decompositores, que são os seres sapróbios ou saprófagos, principalmente os fungos e bactérias e são responsáveis por reciclar a matéria orgânica, que inclui dejetos dos seres detritívoros (como a minhoca e urubus) e cadáveres.
Resposta: Os níveis tróficos nada mais são do que grupos de organismos que possuem hábitos de alimentação semelhantes e que conseguiram seu alimento pelo mesmo número de passos em uma cadeia alimentar. Todas as plantas, por exemplo, ocupam o mesmo nível trófico, assim como todos os animais herbívoros.
Nos ecossistemas aquáticos, os principais produtores são as algas microscópicas, que formam o fitoplâncton e servem de alimento para o zooplâncton, que são os consumidores primários representados pelos protozoários, pequenos invertebrados, dentre outros.
No ecossistema terrestre, os principais produtores são os seres do reino vegetal - plantas, árvores, gramíneas, dentre outros. ... Já num ecossistema aquático os produtores são representados principalmente pelo fitoplâncton, como as algas e microalgas.
Os ecossistemas aquáticos estão divididos em pântanos, lagos, lagoas, mangues, estuários, rios, córregos, mares, geleiras, lençóis freáticos, restingas, entre outros.
Entre os animais aquáticos que vivem no mar, podemos destacar os cavalos-marinhos, arraias, tartarugas, tubarões, moreias, golfinhos e baleias. Cada espécie aquática passou por adaptações ao longo de séculos de evolução, a fim de sobreviver, se alimentar e se reproduzir na água.
2 oxigênio: a falta de O2 na água pode acontecer tanto por causa da amônia como também pela falta de plantas aquáticas no local o excesso de plantas tambem prejudica a vida aquática, a quantidade de animais no local também interfere na troca de O2.
A sobrevivência da humanidade na Terra está diretamente ligada às condições de nossos oceanos e suas correntes de água, pois além de produzirem a metade do oxigênio disponível, eles ainda regulam as condições climáticas, absorvem grande quantidade de gás carbônico e fornecem alimentos a milhões de pessoas.
Os ecossistemas aquáticos são essenciais para preservação da biodiversidade marinha e para a sobrevivência humana. ... Evitar a poluição de rios, lagos, mares e oceanos é a principal maneira de preservar esse importante ecossistema e valorizar a vida de diversas espécies de animais e vegetais.
Os ecossistemas terrestres e os aquáticos são caracterizados pela coexistência dos seres vivos (componentes bióticos) e dos elementos não vivos (componentes abióticos), como água, solo e atmosfera, nos ambientes, mantendo complexas relações entre si.
Os ecossistemas terrestres são porções de terra habitada por um conjunto de seres vivos que interagem com as características ambientais próprias da região como o deserto, floresta.. Os ecossistemas aquáticos são os que abrangem os ambientes de água. Eles incluem desde um pequeno corpo de água até os oceanos.
Ambiente terrestre é todo o ambiente que se situa no solo, na litosfera, ou seja, que está fora da atmosfera e da hidrosfera. O meio terrestre é toda a extensão territorial que estão em meio terreno, fora das outras esferas existentes. Seres vivos terrestres e aquáticos.
Existem três tipos de ambientes essenciais na Terra: hidrosfera, atmosfera e litosfera. O conjunto desses ambientes forma a biosfera.
Terras emersas: representam a porção de terra acima do nível do mar, o relevo terrestre.
Para melhor compreendermos a estrutura da superfície, foi elaborada uma classificação responsável pela divisão do modelado terrestre em quatro diferentes formas de relevo, a saber: montanhas, planaltos, planícies e depressões.