Eletrostática é a área da Física que abrange o estudo das cargas elétricas em repouso. Os fenômenos eletrostáticos estudados por essa área do conhecimento surgem em decorrência da força de atração e repulsão que as cargas elétricas exercem umas sobre as outras.
Todo o estudo da eletricidade norteia-se por dois princípios: o princípio da atração e da repulsão e o princípio da conservação das cargas elétricas.
Para entender a eletrostática é necessário saber das suas propriedades, que são a carga elétrica, a eletrização, a força elétrica, o potencial elétrico, o campo elétrico e a energia potencial elétrica. O filósofo e matemático Tales de Mileto foi um dos pioneiros no estudo da eletrostática.
A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo, sendo que a carga do próton é positiva e a do elétron, negativa. A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo.
O eletroscópio é um aparelho que detecta a eletricidade estática por meio de pequenos pedaços de metal que se separam quando carregados eletricamente.
Sem entrar em muitos detalhes, podemos dizer que a energia estática é uma acumulação de cargas elétricas na superfície dos objetos, principalmente, quando os elétrons se movem de uma superfície para outra através do nosso contato. Caso as superfícies sejam isolantes, esses vão acumular carga elétrica.
O que ocorre é que o nosso corpo é eletricamente neutro, apresentando o mesmo número de prótons e elétrons na sua estrutura. Contudo, pode ocorrer um desequilíbrio que fará com que as cargas positivas e negativas se diferenciem na sua quantidade. Pois é nesse desequilíbrio que o choque se dá.
Isso acontece quando o corpo humano está tão eletrizado que acaba descarregando a energia acumulada (conhecida como energia estática) no primeiro objeto condutor que aparece pela frente.
Chegando lá, ao tocar na maçaneta da porta de sua sala de aula, ela sentiu um leve. choque elétrico. Qual é a explicação para o choque elétrico sentido por Júlia? ... (C) A garota estava eletrizada devido o atrito de sua roupa e seu corpo ao tocar na maçaneta.
Resposta. O que causa o choque é a corrente elétrica, porque ela que conduz a energia através do corpo, já a tensão é uma unidade de medida.
Se uma pessoa sofrer um choque-elétrico, as consequências podem ser diversas, dentre elas: Queimaduras; Contrações Musculares e Sistema Nervoso, podendo ainda afetar órgãos vitais, como o Coração e o Pulmão.
Danos causados ao corpo humano Quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano, pode-se sentir os seguintes efeitos: pequeno formigamento, dores, espasmos musculares, contrações musculares, alteração nos batimentos cardíacos, parada respiratória, queimaduras e morte.
Quando uma pessoa sofre um choque elétrico as consequências podem ser: queimaduras, Contrações Musculares e do Sistema Nervoso e, dependendo da intensidade do choque, poderão ser afetados órgãos vitais como Coração e Pulmão, que podem levar a pessoa à morte.
Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.
A intensidade da corrente elétrica que atravessa o corpo durante o choque e o caminho desta corrente elétrica pelo corpo, dependendo do seu nível de tensão, pode causar danos ao organismo da vítima. Pode causar distúrbios na circulação sanguínea e, em casos extremos, levar à parada cardiorrespiratória.
O choque elétrico é a reação do organismo à passagem da corrente elétrica (eletricidade). ... Quanto maior a tensão a que uma pessoa é submetida, maior a corrente elétrica que vai passar por ela. Assim, por exemplo, um choque em 220 volts é potencialmente mais perigoso que em 110 volts.
Além disso, Fagan explica que o corpo, exposto a um choque, pode sofrer queimaduras e arritmia cardíaca, podendo levar a morte da pessoa. "Em caso de choque grave, o órgão que sofre primeiro é o coração, com arritmia cardíaca , tipo fibrilação que poderá ser fatal".
Nestes casos, os primeiros socorros são: