O município Canaã está localizado no Estado Brasileiro Minas Gerais - MG. Canaã possuí uma área total de 174,90 Km². Sua população no ano de 2010 era de 4.
Canaã foi o nome de onde é hoje o Estado de Israel, o Líbano e parte da região junto ao Mar Mediterrâneo. ... A primeira referência com este nome está citado na bíblia. Consta que Canaã era a terra prometida pelo Senhor ao seu povo escolhido, ainda quando chamou Abraão (que vivia ao sul da Mesopotâmia).
Hoje eles são conhecidos como os mouros do Marrocos e da Mauritânia e também de Portugal, Espanha, Sicília, Itália, Brasil e também América do Norte. Os amharas da Etiópia devem ter sido uma colônia; encontramos ainda o rio Amur na Manchuria, China.
Na Bíblia, os filisteus são descritos como arqui-inimigos dos israelitas. Um povo estrangeiro, que veio do oeste e se estabeleceu em cinco cidades: Asdode, Ascalão, Ecrom, Gaza e Gate, hoje regiões do sul de Israel e Faixa de Gaza.
Os filisteus (do hebr. פְּלְשְׁתִּים; romaniz.: plishtim) foram um povo que ocupou a costa sudoeste de Canaã, com seu território nomeado como Filístia em contextos posteriores. Teoriza-se que eles se originaram entre os "povos do mar".
Havia motivos de sobra, porém, para que os israelitas não gostassem dos filisteus. Para começar, eles estavam na terra que Deus lhes havia prometido. Além disso, adoravam a vários deuses e gostavam de comer carne de porco – um hábito reprovado pelos judeus desde os tempos de Moisés.
Recebe o nome de filisteu um povo da Antiguidade que habitava a região da Palestina. O termo "filisteu" tem origem no vocábulo hebraico "plishtim", e tal comunidade é largamente citada no Antigo Testamento, onde aparece em passagens importantes da Bíblia, em meio às histórias de personagens como Abraão, Sansão e Davi.
Filístia ou Filisteia (em Hebraico: פלשת, "Pleshet") refere-se à terra dos Cinco Senhores dos Filisteus, descrita em Josué 13:3 e 1 Samuel 6:17, compreendendo Ascalão, Asdode, Ecrom, Gate e Gaza no sudoeste do Levante.
Os autores da Bíblia Hebraica deixaram claro que os filisteus eram diferentes deles: esse grupo "não circuncidado" é descrito em várias passagens como originário da "Terra de Caftor" (a atual ilha de Creta) antes de se apoderar da costa da atual região sul de Israel e da Faixa de Gaza.
Estas cidades, cada uma delas governada por um seranim ("senhor"), não voltaram a ser edificadas e habitadas pelos Filisteus, que a partir desta altura quase não são mencionados em documentos da época ou posteriores. A religião que os Filisteus praticavam era politeísta, sendo Baal e Dagon alguns dos deuses principais.
Os seus principais deuses eram Dagon, Baal-Zebub e Astarote. Os filisteus não veneravam um único deus patriarcal mas uma grande quantidade de deuses e deusas. Dagom — Peixinho; diminuitivo de dag = peixe, o deus-peixe; Esse ídolo tinha o corpo de um peixe, a cabeça e os braços de um homem.
Fariseus (do hebraico פרושים) são um grupo de judeus devotos ao Torá (5 primeiros livros da bíblia), surgidos no século II a.C.. Opositores dos saduceus, criam numa Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga.
Os arqueólogos modernos concordam que os filisteus eram diferentes dos seus vizinhos: a sua chegada à costa oriental do Mediterrâneo, no início do século XII a.C., é marcada pelas peças de cerâmica semelhantes às do antigo mundo grego, pelo uso de escrituras egeias – em vez de semitas – e pelo consumo de carne de porco ...
A religião moabita era politeísta. O deus principal era Quemos (Jr 48:13), cujo nome surge na Pedra Moabita (linhas 3, 5, 9, etc.) e em nomes próprios tais como Kammusunadbi e Kamashaltu, já anteriormente mencionados.
40 dias
Enaquins na Bíblia O gigante Golias era descendente de Enaque e considerado o ultimo de uma raça de gigantes que habitaram a terra há muito tempo. Os enaquins viviam principalmente no Monte Hérmon, que fica em um território que antes pertencia à tribo de Israel, Manassés (Manassés do Leste), a terra de Gileade.
Durante 40 dias, o exército de Israel esteve alinhado diante do exército dos Filisteus, que tinham um soldado valente, chamado Golias. Por 40 dias, esse soldado afrontava Israel. Os soldados israelitas estavam com medo porque olhavam o tamanho do gigante (1 Samuel 17).
“Enquanto conversava com eles, Golias, o guerreiro filisteu de Gate, avançou e lançou seu desafio habitual; e Davi o ouviu. Quando os israelitas viram o homem, todos fugiram cheios de medo. Os israelitas diziam entre si: 'Vocês viram aquele homem? Ele veio desafiar Israel.
I Samuel fala que o filho de Jessé não queria vestir a armadura do rei, e foi buscar 5 pedras do rio para matar um gigante. Davi sendo de Judá, dotado de técnicas de homens Benjamitas peritos na funda não precisava de tantas pedras para um só gigante. ...
Segundo a bíblia Davi era Ruivo, de baixa estatura e seus cabelos eram vermelhos como a cor de fogo. A Bíblia também relata que Davi era de boa presença como todos os Ruivos existentes neste mundo rs!!!
O exército de Davi tinha uma unidade de elite: os gibborim, que as distintas versões do Velho Testamento traduzem como “valentes” ou “heróis”. Não se sabe quantos eles eram. A Bíblia ora diz que eram 3, ora afirma que eram 30. Teriam sido escolhidos a dedo pelo rei pela bravura que já haviam demonstrado em combate.