Ou seja, as chuvas ácidas podem cair a grandes distâncias das fontes poluidoras, prejudicando outros países. As regiões mais afetadas pela chuva ácida são as que apresentam maior grau de industrialização, como Europa, América do Norte e Ásia.
As principais consequências da chuva ácida são: O solo pode sofrer alterações quando a chuva ácida atinge a superfície, tornando-se acidificado. A contaminação do solo pode provocar também a contaminação de cursos d'água, como rios e lagos e também de reservas subterrâneas de água.
Para a natureza, as consequências da chuva ácida são a destruição da cobertura vegetal, acidificação dos solos e das águas de rios e lagos.
COMO EVITAR A CHUVA ÁCIDA?
Solos. Ao precipitar, a chuva ácida aumenta o pH do solo levando à deficiência de nutrientes e perda de fertilidade. A taxa de decomposição também é afetada negativamente, retardando a decomposição vegetais. A mudança máxima da acidez ocorre na camada de húmus.
Assim, Europa, Ásia e Oceania, tanto quanto qualquer outro continente do mundo, participam desse processo viabilizando que muitos de seus produtos, bens, serviços e cultura sejam acessíveis e comercializados com populações em outros continentes.
Entre os efeitos da chuva ácida podemos citar: aumento da acidez das águas dos lagos, destruindo a vegetação aquática e, conseqüentemente, provoca a morte dos peixes, destruição das células respiratórias das folhas das árvores, remoção de nutrientes do solo, corrosão do concreto, do cimento e do ferro de construções.
A chuva ácida é um fenômeno que ocorre quando óxidos de enxofre e de nitrogênio lançados na atmosfera pela poluição reagem com a água das chuvas e geram ácidos. A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição atmosférica.
Considerando as informações, é correto afirmar que, no Brasil, o fenômeno das chuvas ácidas é ... inexistente, pois o carvão mineral utilizado para a geração de energia elétrica é pouco poluente por apresentar baixo teor de gases que provocam as chuvas ácidas.
Resposta. sim, a chuva ácida ela pode destruir casas prédios e muito mais...
Para a natureza, as consequências da chuva ácida são a destruição da cobertura vegetal, acidificação dos solos e das águas de rios e lagos.
Resposta: Para o solo, a chuva ácida torna-o improdutivo, sujeito à erosão, o que acaba com florestas, destrói lavouras e dificulta plantações. Para os homens, o excesso de dióxido de enxofre no corpo origina a formação de ácidos, o que pode causar danos irreversíveis aos pulmões.
COMO EVITAR A CHUVA ÁCIDA?
Algumas medidas a tomar poderão ser a diminuição da emissão de gases pela indústria, a utilização de materiais econômicos e amigos do ambiente, uso de transportes públicos em vez de veículo individual, usar fontes de energia menos poluentes e investir em energias renováveis.
As unicas formas eficazes de evitar a chuva ácida é: Reduzir as emissões de CO2 e a utilização de produtos químicos. Também Diminuir o uso de automóveis, utilizando fontes de energia renováveis como a eólica e a solar, A diminuição de produtos químicos nas indústrias na elaboração de seus produtos.
Resposta. Resposta: As unicas formas eficazes de evitar a chuva ácida é: Reduzir as emissões de CO2 e a utilização de produtos químicos. Também Diminuir o uso de automóveis, utilizando fontes de energia renováveis como a eólica e a solar, A diminuição de produtos químicos nas indústrias na elaboração de seus produtos.