O português descende do latim, idioma usado na região de Roma há milhares de anos. O primeiro marco para o surgimento da língua portuguesa ocorre no século II a.C., em um período de guerra. ... Séculos mais tarde, a partir de 409 d.C., povos germânicos também chegam na Península e causam novas modificações no idioma.
O português é resultado da transformação do latim vulgar (uma das variantes da língua romana) e do galego (falado na província da Galícia - hoje em território espanhol).
A origem da língua portuguesa está ligada ao latim – língua falada pelo povo romano, que se situava no pequeno estado da Península Itálica, o Lácio. A transformação do latim em língua portuguesa se deu por conseqüência de conflitos e transformações político-histórico-geográficas desse povo.
Podemos considerar três fases na evolução da língua portuguesa: proto-histórica, até ao séc. XIII (ainda muito ligada, na escrita, ao latim bárbaro), arcaica, até ao séc.
Fases do português
A evolução da língua é dividida em cinco períodos: ... Desses, da transição iniciada no século V, surgem quatro séculos depois as demais línguas românicas: francês, espanhol, italiano, sardo, provençal, rético, franco-provençal, dálmata e romeno. O português surge no século XIII.
Língua Portuguesa comemora 800 anos de registro oficial.
Comprovando ainda seu valor econômico, o português é língua oficial nos 9 Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP e em Macau (RPC). A presença do português representa 4% da riqueza do globo, ocupando 10,8 milhões de km2 em 7,25% da superfície da terra.
O português é uma língua indo-europeia, do grupo das línguas românicas (ou latinas), as quais descendem do latim, pertencente ao ramo itálico da família indo-europeia. ... Geralmente, há palavras portuguesas da mesma origem etimológica (às vezes em desuso) que as dos outros romances.