Artéria Braquial Essa se estende até o fim da articulação do cotovelo. É a artéria mais importante quando se fala em irrigação do braço. Ela inicia seu trajeto medial ao úmero e depois torna-se anterior, chegando a localizar-se entre os epicôndilos do úmero, na fossa cubital.
A femural é uma veia de grande calibre, por onde passa todo o fluxo de sangue que vem da perna em direção à veia cava. - É a veia que traz todo o sangue da perna para a veia cava, a principal do corpo. É calibrosa, pode ter o tamanho de um pulso.
A artéria ulnar ou artéria cubital (antiga nomenclatura) é o ramo terminal externo da artéria humeral quando esta se divide a nível da prega do cotovelo. Termina no arco palmar superficial, para cuja formação colabora também o ramo superficial da artéria radial. É palpável na face anterior e externa do pulso.
A artéria femoral foi o segmento distal da artéria ilíaca externa na coxa, emitiu a artéria circunflexa lateral do fêmur no terço proximal do membro e se ramificou em dois ramos, ascendente e descendente, se distribuindo no músculo vasto medial e reto da coxa.
- Artéria Femoral: pode-se sentir a pulsação abaixo do ligamento inguinal, entre a espinha ilíaca anterossuperior e a sínfise pubiana. Esta artéria percorre toda a extensão da coxa profundamente, cruza a região medial na parte posterior do fêmur e transforma-se na artéria poplítea.
Joelho e perna Continuando mais abaixo na extremidade inferior, alcançamos as artérias das pernas e do joelho: as artérias poplítea, genicular superior (medial e lateral), genicular inferior (medial e lateral), tibial (anterior e posterior), maleolar anterior (medial e lateral), e fibulares (peroneais).
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes. Ajude a inserir referências. A veia poplítea tem uma trajetória ao lado da artéria poplítea e carrega sangue da articulação do joelho e músculos na coxa e da porção posterior da panturrilha em direção ao coração.
O aneurisma da artéria poplítea (AAP) é definido como uma dilatação focal maior que 50% do diâmetro máximo esperado para o segmento, considerando sexo e idade 1 , medido através da ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética.
A veia safena magna e suas tributárias na fossa oval na virilha. A veia safena magna, safena interna ou grande safena é a veia superficial principal (subcutânea) da perna e da coxa.
O quadríceps (quadricípite) é o único extensor da articulação do joelho. Assim ele possui um papel chave em todos os movimentos que envolvem a extensão do joelho (ex.: caminhar, subir escadas, levantar-se da posição sentado).
O músculo vasto lateral é um músculo que compõe o quadríceps femoral e tem como função a extensão do joelho.
Função. A função do sóleo é muito relacionada à do músculo gastrocnêmio. Juntos, eles formam um flexor plantar potente - suas contrações resultam em flexão plantar na articulação superior do tornozelo, permitindo a elevação do calcanhar contra a gravidade quando andamos ou pulamos.
- O gastrocnêmio nada mais é do que a panturrilha, que possui três músculos. É chamado triceps sural da perna.
Esse músculo é o principal dorsiflexor do pé na articulação talocrural, mas ele também faz a inversão do pé na articulação subtalar. Ambas as ações têm um importante papel no ciclo da marcha. Este artigo vai discutir a anatomia e a função do músculo tibial anterior.
Alongue-se!
Eversão: é quando a borda lateral do pé vai até a parte lateral da perna. O músculo fibular curto e longo, extensor longo dos dedos e fibular terceiro contribuem para esse movimento.
Exercícios
O músculo Tibial Anterior realiza o movimento de dorsiflexão “subir a ponta do pé” e inversão “girar o pé para dentro”.
Como deve ser o tratamento É aconselhado o repouso, colocar gelo no local para aliviar as dores e, em condições mais graves, usar anti-inflamatórios e analgésicos receitados pelo médico, como paracetamol ou dipirona.
Como "fortalecer a canela" Encoste suas costas na parede, flexione os joelhos até próximo aos 90° e tire as pontas dos pés do chão, sem mexer os calcanhares, em poucos segundos você já vai sentir seu músculo sendo estimulado. Procure fazer três séries de 20 a 30 segundos.