O vetor momento dipolar resultante é uma grandeza física que resulta da somatória dos vetores de uma molécula e é utilizado para classificá-la em polar ou apolar.
Forças Íon-Dipolo Trata-se da interação entre um íon em água e as cargas parciais da molécula polar de água (dipolo). Nesta interação, o íon se encontra rodeado pelas moléculas de água. A carga parcial negativa do átomo O da água é atraída pelo cátion e as cargas parciais positivas dos átomos H são repelidas.
Produção de hidrogénio Os investigadores das universidades Penn State e Virginia, nos Estados Unidos, descobriram como produzir hidrogénio mergulhando aglomerados de átomos de alumínio em água. Os aglomerados quebram as moléculas de água, produzindo hidrogénio e oxigénio.
O processo de separação dos componentes atômicos (hidrogênio e oxigênio) da água (H2O) por meio da eletricidade é chamado de eletrólise. Este é um experimento de grande impacto, uma vez que os dois gases podem ser usados isoladamente e que o hidrogênio é uma das maiores fontes de energia limpa à qual temos acesso.
Segundo o químico Fernando Galembeck, professor da Unicamp, a ciência sabe como pegar dois hidrogênios e uni-los a um oxigênio para formar uma molécula de água. A técnica existe e é conhecida. O problema, entretanto, está no custo da operação. É muito caro conseguir o hidrogênio, já que ele precisaria vir do petróleo.”
As cinco principais formas de se armazenar hidrogênio são:
Gás Hidrogênio – O que é Ela ocorre principalmente em água e na maior parte dos compostos orgânicos e é usado na produção de amoníaco e de outros produtos químicos, na hidrogenação de gorduras e óleos, e na soldagem. O Gás Hidrogênio (H2) é explorado para uso em motores a combustão e em células de combustível.