A Valsa é um tipo de dança clássica, embora sua origem tenha sido campestre, ela surgiu na Áustria e na Alemanha, no inicio do século XIX inspirada em danças como o minueto (dança na qual os pares dançavam Page 14 separados) e o Laendler (dança campestre, na Alemanha).
VALSA CAMPEIRA E CLÁSSICA Sua origem mais recente é das danças rústicas Alpinas da Áustria. Ao Brasil este ritmo chegou por volta de 1816 quando era muito dançada no Primeiro e Segundo Império e esta acabou caindo nas graças do povo.
Chamamé é um estilo musical tradicional da província de Corrientes, Argentina, apreciado também no Paraguai, Uruguai e Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. É considerado uma expressão artística que tem elementos da cultura indígena guarani, afro-americana e europeia.
Apresenta variações regionais, sendo as mais importantes a rancheira gaúcha, com marca da influência do ritmo do norte argentino, e a rancheira sertaneja, originada no Sudeste do Brasil, mais especificamente no interior paulista, com influência de ritmos bolivianos e paraguaios.
De acordo com o andamento da música, têm-se as variantes vanerinha, para ritmo lento, vanera, para ritmo moderado, e vanerão, para ritmo mais rápido. ... O vanerão com sua vivacidade exige bastante energia, tanto dos músicos, como dos bailadores.
A Vanera caracteriza-se principalmente por movimentos de mais próximidade, curtos e rápidos. O que chamamos de “dançar mais coladinho”. Você gosta desse ritmo, mas ainda não aprendeu a dançar? Vem pra Arte Dança que você logo pega o jeito!
Vanerão é um estilo de dança típica do Rio Grande do Sul, também muito presente na tradição do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. ... De acordo com o andamento da música, têm-se as variantes vanerinha, para ritmo lento, vanera, para ritmo moderado, e vanerão, para ritmo mais rápido.
“A vaneira é uma dança binária, de ritmo moderado e o passo é semelhante ao conhecido dois e dois. O vanerão é mais acelerado e, tem ainda a vaneirinha, que é uma versão mais romântica”, afirma o instrutor de dança.
O episódio piloto é dedicado a vaneira, um dos gêneros de dança mais populares do Sul do Brasil, que tem origem alemã e influência da habanera, música cubana trazida pelos escravos negros no século XIX.
Dependendo do lugar que se vai para dançar se toca muito mais vanera paulista do que sertanejo universitário. A Vanera caracteriza-se principalmente por movimentos de mais próximidade, curtos e rápidos. O que chamamos de “dançar mais coladinho”. Você gosta desse ritmo, mas ainda não aprendeu a dançar?
A mais típica representação do Rio Grande do Sul é o “fandango” que, posteriormente, se entremeou ao sapateado, originado nas antigas danças de par solto da romântica Espanha.
Com traços camponeses, as danças gaúchas têm como características principais o sapateado forte e movimentos velozes com bastante agilidade. São danças desafiadoras e contagiantes, sempre valorizando o respeito e a diversidade.
As danças ganharam tanto o gosto dos gaúchos que hoje em dia há muitos tipos de bailados tradicionais no Estado, como a Chimarrita, o Rilo, a Meia Canha, o Chote, a Rancheira, o Fandango, e as danças com sapateado, como Tirana do Lenço, Balaio, Tatu, Chula, dentre outras.
O termo "Invernada Artística" é utilizado para designar o grupo de danças de um Centro de Tradições Gaúchas. De acordo com a idade dos integrantes, as Invernadas são divididas em Mirim, Juvenil, Adulta, Veterana e Xiru.
Significado de Invernada substantivo feminino Inverno de rigor excessivo; invernia. Cujo mal tempo (neve, frio, vento etc.) se prolonga durante muitos dias. Chuvas que se prolongam durante a estação.
Parágrafo único -São danças tradicionais gaúchas o Anu, o Balaio, a Cana Verde, o Caranguejo, o Chico Sapateado ou Chiquinho, a Chimarrita, a Chimarrita Balão, o Chote Carreirinho, o Chote de Sete Voltas, o Chote de Duas Damas, o Chote de Quatro Passi, o Chote Inglês, a Havaneira Marcada, o Maçanico, a Meia Canha ( ...
Alguns dos ritmos mais conhecidos e dançados nos tradicionais fandangos (bailes gaúchos) são a vaneira, o xote, a rancheira, a valsa, a milonga, o chamamé e o bugio. As mais tocadas pelos grupos nos bailes são as vaneiras, seguida pelo xote.
8 estilos de dança de salão
É uma dança essencialmente mímica, de gestos; aliás a palavra vem de apa (manuais, em maori) e rima (mão, em maori). Esta dança possui temas quase sempre humorísticos, que fazem rir a audiência e possui uma orquestra à qual se junta uma guitarra.
Resposta: Dança folclóricas: “tem sua origem em cerimônias de ritos tradicionais pertencentes a um estrato popular”. ... As danças sociais atende a uma finalidade exclusivamente social, a diversão. A Dança de Salão, que preserva a origem histórica, geográfica, as características técnicas, é outra: é arte.
Resposta. O passo da Rancheira é semelhante a Valsa de seis movimentos, a diferença é que no 1°e no 4° movimento acentua- se uma batida de toda a planta de pé por parte do peão podendo a prenda executar com a meia planta do pé.
As coreografias, por exemplo, são o reflexo de como um povo comporta-se, se comunica em sua sociedade. Segundo Rios (1985, p. 78-80), através da Dança permite-se ao aluno trabalhar suas sensações, seus movimentos e até, compreender melhor seu corpo como um todo.
As danças tradicionalistas gaúchas são legítimas expressões da alma gauchesca. Em todas elas está presente o espírito de fidalguia e de respeito à mulher, que sempre caracterizou o campesino rio-grandense. Todas elas dão margem a que o gaúcho extravase sua impressionante teatralidade.
Estuda, tchê: Instrumentos Musicais
Xote, xótis, chótis ou pisadinha é um ritmo musical binário ou quaternário é uma dança de salão de origem centro-europeia. ... Conhecido atualmente em Portugal como "chotiça", o Schottische foi levado para o Brasil por José Maria Toussaint, em 1851 e tornou-se apreciado como dança da elite no período do Segundo Reinado.