Uso tópico: Primeiramente, deve-se isolar a área afetada com o auxílio de uma fita micropore. Em seguida, com o auxílio de um cotonete, aplique apenas em cima das verrugas duas vezes ao dia (12 em 12 horas), durante 3 dias. Suspender o tratamento por 4 dias, e se preciso, repetir o tratamento até no máximo 4 vezes.
Não existe um tratamento capaz de eliminar o vírus do HPV e, por isso, a cura da infecção só acontece quando o próprio corpo consegue eliminar o vírus naturalmente. No entanto, caso a infecção cause o aparecimento de verrugas, o médico pode indicar alguns tratamentos, como a aplicação de pomadas ou a crioterapia.
Teste de HPV em homens Em homens, o HPV é descoberto por meio de exames urológicos (pênis) ou dermatológicos (pele). A confirmação da infecção pelo HPV pode ser feita por exames laboratoriais de diagnóstico molecular como os testes de captura híbrida e Reação em Cadeia da Polimerase (PCR).
O HPV pode ser diagnosticado através do exame ginecológico e de exames laboratoriais, como Papanicolau, colposcopia, peniscopia e anuscopia.
O diagnóstico do HPV é atualmente realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais, dependendo do tipo de lesão, se clínica ou subclínica. Lesões clínicas: podem ser diagnosticadas, por meio do exame clínico urológico (pênis), ginecológico (vulva/vagina/colo uterino) e dermatológico (pele).