Na política monetária expansionista, o Banco Central aumenta a oferta de moeda ao país e diminui as taxas de juros com o objetivo de crescer a economia e expandir o consumo. ... A política expansionista tem como vantagem a expansão da economia, porém, a desvantagem de manter o país sujeito à inflação.
Exemplo de política monetária contracionista Recessão econômica: o que é? ... Em meio à recessão vivida pelo país a expectativa de inflação era bastante alta. Para conter a inflação, portanto, o Banco Central optou por elevar a taxa de juros e mantê-la em patamares altos durante muito tempo.
Política expansionista é o nome dado a um tipo específico de política econômica, que tem como objetivo acelerar o mercado econômico, aquecendo-lhe, e controlar questões como a inflação e a circulação de dinheiro. ... Quando falamos de política econômica, algo semelhante acontece.
No caso de Napoleão, a sua política expansionista era motivada ideologicamente pela defesa da Revolução na Europa, sendo as potências absolutistas, em tese, as suas grandes inimigas.
Quais são os objetivos da política fiscal? O grande propósito da política fiscal é o bem-estar da sociedade. Para isso, é preciso garantir o funcionamento adequado dos tributos nacionais e manter os gastos de forma controlada.
A política fiscal, ou política orçamental, é um tipo de política econômica em que o governo manipula suas receitas ou despesas, numa tentativa de se obter a estabilidade econômica.
Política Fiscal Refere-se a todos os instrumentos que o governo dispõe para a arrecadação de tributos (política tributária) e o controle de suas despesas (política de gastos).
Quando um país adota o câmbio flutuante e faz política fiscal expansionista: a) Inicialmente a renda é diminuída (pela diminuição dos gastos públicos), mas depois ela é elevada (pelo aumento das exportações).
Política restritiva Essa medida é adotada quando um país tem que diminuir sua inflação interna. Para isso, a entidade que controla a economia e dita quais medidas serão adotadas, aumenta a taxa de juros.
Qual das políticas abaixo não constitui uma política monetária restritiva. Aumento da taxa de redesconto paga pelo Banco Central. Diminuição da taxa de juros dos empréstimos de liquidez efetuados pelo Banco Central aos bancos comerciais. ...
A quantidade de moeda na economia é definida pelo Banco Central (BC) e a demanda é definida pela quantidade de moeda que as pessoas querem portar. Ou seja, a teoria quantitativa da moeda faz uma ponte entre a política monetária do BC e a inflação.
A regulamentação do Banco Central, portanto, é feita sempre a fim de forçar os bancos a manter taxas de encaixe mais altas do que as que manteriam autonomamente. Isso reduz a capacidade de os bancos concederem empréstimos, reduzindo, portanto, a oferta de moeda.
Uma vez que a inflação representa uma elevação dos preços monetários, ela significa que o valor real da moeda é depreciado pelo processo inflacionário. Assim por definição, a inflação é um fenômeno monetário.