Quando as retas possuem um único ponto em comum e cruzam-se, são chamadas de concorrentes.
São definidas como retas concorrentes aquelas que se cruzam em um único ponto, formando quatro ângulos. De acordo com as medidas desses ângulos, elas ainda podem ser consideradas retas perpendiculares ou retas oblíquas.
Duas retas distintas que estão em um mesmo plano são concorrentes quando possuem um único ponto em comum. As retas concorrentes formam entre si 4 ângulos e de acordo com as medidas desses ângulos, elas podem ser perpendiculares ou oblíquas.
Duas retas r e s são reversas se não existe nenhum plano que as contém simultaneamente. Em outras palavras, além delas nunca se interceptarem (o que também é o caso quando as retas são paralelas), seus vetores diretores também não podem ser paralelos.
c) Reversas: duas retas distintas são reversas se, e somente se não existe plano que as contenha. Pode a reta estar contida, ser secante ou ser paralela com o plano.
Retas Coplanares: são retas que estão presentes no mesmo plano no espaço. Na figura abaixo ambas pertencem ao plano β. Retas Reversas: diferente das retas coplanares, esse tipo de reta estão presentes em planos distintos.
Em geometria, duas retas são consideradas reversas se, e somente se: não se intersectarem; não forem paralelas entre si.
Retas Oblíquas são retas concorrentes que formam ângulos diferentes de 90º. Utilizamos o símbolo ∠ para indicar a condição de oblíqua. Notação: r ∠ s Lê-se: reta r oblíqua à reta s. Retas Perpendiculares são retas concorrentes que formam ângulos retos (iguais a 90º).
Podemos afirmar que uma reta suporte de um determinado segmento de reta é aquela reta que contém tal segmento.
Dizemos que duas retas são perpendiculares se elas se cruzam num ponto comum entre si e formam um ângulo de 90°. Esse ângulo é chamado de ângulo reto. Para representarmos que duas retas r e s são perpendiculares entre si, utilizamos o símbolo ⊥.
Retas perpendiculares são as que formam um ângulo de 90º ao se cruzarem. Assim, para duas retas serem perpendiculares é necessário que o coeficiente angular de uma seja igual ao oposto do inverso do coeficiente angular da outra. ...
4 – Retas ortogonais – são retas reversas (e portanto não são coplanares), que formam um angulo reto. Portanto, se duas retas formam um angulo reto, elas serão perpendiculares, se forem coplanares ou ortogonais se forem reversas.
Para representar que duas retas r e s são perpendiculares entre si, utilizamos o símbolo ⊥.
Matemática. Duas retas r e s são perpendiculares se, e somente se, são concorrentes e formam ângulos “retos”. Uma reta concorrente com um plano, num determinado ponto, é perpendicular ao plano quando é perpendicular a todas as retas do plano que passam pelo ponto determinado.
As retas perpendiculares quando se cruzam entre si num ponto comum constroem um ângulo reto (90°). A perpendicularidade ou ortogonalidade não é uma característica exclusiva das retas, pois também é aplicada ao plano.
A característica mais conhecida de duas retas perpendiculares é que no ponto de intersecção delas é formado um ângulo reto (de medida igual a 90°), mas com o estudo da geometria analítica em cima da análise da reta é possível dizer que duas retas perpendiculares terão os seus coeficientes angulares opostos e inversos.
A característica mais conhecida de duas retas perpendiculares é que no ponto de intersecção delas é formado um ângulo reto (de medida igual a 90°), mas com o estudo da geometria analítica em cima da análise da reta é possível dizer que duas retas perpendiculares terão os seus coeficientes angulares opostos e inversos.
Resposta. Retas concorrentes tem um mesmo ponto em comum, ou seja elas se cruzam. Retas oblíquas são as retas concorrentes quando se cortam em um ângulo diferente de 90º. Retas perpendiculares são as retas concorrentes que se cruzam em 90º.
O que é geometria? É o estudo das formas presentes na natureza e das propriedades que essas formas possuem. A Geometria é uma das três grandes áreas da Matemática, ao lado de cálculo e álgebra.
A Geometria como ciência dedutiva apenas tem início na Grécia Antiga, cerca de sete séculos antes de Cristo, graças aos esforços de muitos notáveis predecessores de Euclides, como Tales de Mileto (640 - 546 a.C.), Pitágoras (580 - 500 a.C.) e Eudoxio (408 - 355 a.C.).
Formas geométricas são as formas que os objetos ao nosso redor possuem e se dividem em tamanhos, dimensões e volume. Saiba mais sobre elas. Formas geométricas, basicamente, estão presentes em todos os objetos que nos cercam. Dessa forma, podemos classificá-las como sendo planas e não planas.
A geometria surgiu independentemente em várias culturas antigas como um conjunto de conhecimentos práticos sobre comprimento, área e volume. ... Arquimedes, por exemplo, desenvolveu técnicas engenhosas para calcular áreas e volumes sem se preocupar com o tratamento axiomático dos Elementos.
A criação e o desenvolvimento da geometria contaram com os estudos de diversos gênios da matemática. Os gregos Tales de Mileto, Pitágoras e Euclides foram os primeiros a dar forma a este estudo. No século 18, o suíço Leonhard Euler decifrou dois enigmas que há séculos não tinham solução.