A Giardia é um parasito que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. Ambas formas podem ser eliminadas nas fezes, sendo que nas fezes diarréicas são encontrados trofozoítos, e nas formadas são encontrados cistos. O cisto constitui a forma infectante.
E amebíase é uma infecção do trato gastrointestinal causada por Entamoeba histolytica. Giardíase é uma doença gastrointestinal que pode apresentar-se de forma assintomática ou com sintomas de diarreia, fezes aquosas, cólicas e dor no estômago que geralmente começam 1-2 semanas após infecção.
A amebíase é uma infecção do intestino grosso e, por vezes, do fígado e outros órgãos, que é causada pelo protozoário unicelular Entamoeba histolytica, uma ameba.
Sintomas. A giárdia tem como principal sintoma a diarreia, com as fezes apresentando-se pastosas, de odor fétido e eventualmente esverdeadas, além da ocorrência de vômitos e flatulência. Consequentemente, os animais doentes podem apresentar perda de peso, desidratação e, em casos muito graves, óbito.
O medicamento mais recomendado para tratar a giardíase em cães é o fembendazol (50 mg/kg, 24/24 h, por 3 a 5 dias)2,9,10. Após o tratamento e recuperação clínica, os animais podem ser vacinados com Giardiavax®. 9) Um animal vacinado com GiardiaVax® pode ter exame de fezes positivo como consequência da vacinação? Não.
Cães e gatos se infectam em ambientes contaminados pela presença de indivíduos portadores que eliminam os parasitas pelas fezes: jardins, calçadas, praças, parques, tanques de areia, poças de água, fontes de água insalubres, coprofagia (cães), grandes aglomerações, e o ato de higienização mútua (“grooming”) dos felinos ...
Neste artigo:
O tratamento que surte efeito já que a giárdia em gatos é caracterizada não só por sangue nas fezes, mas como fezes pastosas, o FACYL 500mg, é o melhor em se tratando desse tipo de protozoário em cães e em gatos.