A Perspectiva Modernizadora tem seu ápice por meio de documentos fundamentais: os seminários de Araxá (1967) e Teresópolis (1970) organizados pelo CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social).
O TRABALHO E A QUESTÃO SOCIAL A divisão entre ricos e pobres, entre os donos dos meios de produção e os trabalhadores, é fruto de uma produção em massa e de uma apropriação da riqueza socialmente produzida por uma minoria, ou seja, quando essa questão se torna evidenciada é o que caracterizamos como “questão social”.
Resumo:A “questão social” surgiu por volta de 1830. Muitos pesquisadores associam-na à pobreza das massas popu- lares e às desigualdades sociais geradas pelo capitalismo. Defini-la desta forma é, todavia, defini-la por meio das suas expressões, e não do seu núcleo central.
O capitalismo não só não foi superado, como também sofisticou as suas formas de exploração. O segundo aspecto, relacionado ao primeiro, se refere às conseqüências do modo analítico da “questão social” pelos profissionais de serviço social. ... Essa competência implica na vida dos sujeitos atendidos pelo serviço social.