Os moradores têm orgulho do abacaxi. Em São Luís, a fruta de Turiaçu custa quase o dobro de um abacaxi comum. Tamanha doçura deixa orgulhosos os moradores de Turiaçu. A pequena cidade maranhense, a 460 quilômetros de São Luís, se gaba de ter o melhor e mais doce abacaxi do Brasil.
Os mais famosos abacaxis são o pérola e o Havaí, e há algumas diferenças importantes que devem ser verificadas. O Havaí, por exemplo, é mais redondo e tem pelo nas escamas, o que dá a impressão de a fruta estar “arrepiada”. ... Já o abacaxi pérola, costuma ser mais alongado. Há espinhos em toda a sua extensão.
Para saber se o abacaxi está bom e doce basta tentar arrancar uma folha da coroa da fruta, se sair fácil é porque já está pronto para ser usado.
O abacaxi mais doce do Brasil: Novo Remanso recebe Indicação Geográfica como centro de produção de abacaxi | Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
Para escolher um abacaxi maduro, comece por cheirar ele. Um abacaxi maduro libera um cheiro bem doce, enquanto que um abacaxi verde libera pouco ou nenhum cheiro. Caso o alimento esteja emanando um odor fermentado, semelhante a vinagre ou álcool, escolha outro exemplar pois esse já está demasiado maduro.
Use cerca de duas colheres de sopa de açúcar granulado, mel ou xarope de bordo e polvilhe ou regue o adoçante uniformemente sobre as fatias dispostas no prato. Faça as salpicadas ou chuviscos atraentes sobre as fatias de abacaxi.
Amasse seu abacaxi e misture com água ou água de coco. Isso suaviza o sabor e a sensação de acidez.
Se o abacaxi que você comprou está muito azedo, ao cozinhá-lo com açúcar, em panela de pressão ou normal, para qualquer tipo de recheio ou outro doce qualquer, experimente colocar uma pitada de bicarbonato de sódio. O abacaxi perde o azedo e fica doce.
Para tratar a língua queimada existem alguns truques caseiros que ajudam no alívio dos sintomas:
Isso se explica pela acidez da fruta. “O abacaxi contém grande concentração de uma enzima chamada bromelina, com capacidade de degradar proteínas, podendo agir sobre as nossas células e promover a sensação de dor e ardor”, esclarece a dentista. Esse quadro, portanto, é muito comum de acontecer.
É possível reequilibrar o pH da boca para que a saliva perca sua acidez excessiva. A principal medida a ser adotada nesse sentido é aumentar a ingestão de água para regularizar o fluxo salivar e melhorar sua qualidade. Outro fator essencial é manter uma higienização bucal adequada após cada refeição.
A acidez é frequentemente medida por meio de uma titulação; uma base, como o hidróxido de sódio (NaOH), é adicionada ao suco até que todo o ácido presente seja neutralizado.
A acidez do limão ajuda a cortar o toque doce do suco de maracujá. Outra opção é espremer ½ laranja ou lima-da-pérsia.
Adicione uma colher de sobremesa de açúcar (ou a gosto), para tirar a acidez.
È possível diminuir a acidez do suco de limão adicionando-se a ele uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio a reação que ocorre e que justifica essa diminuição do acidez é representada a seguir: Para uma total neutralização, são necessárias 252 g de bicarbonato de sódio para 192 g de ácido cítrico.
Depois é preciso fazer uma espécie de cruz nas cascas e deixá-las de molho na água fria por 24 horas. Após este período deve-se retirar toda a polpa da fruta e lavar a casca duas ou três vezes ao dia e sempre trocar a água para tirar o amargo da fruta.
Essa parte branca e o que amarga o suco logo depois de bater. Corte as bandas em 2, coloque no liquidificador com a água e bata POUCO e PULSANDO, para deixar QUASE triturado, bem antes de ficar líquido. Coe com uma peneira, passe água no liquidificador e coloque nele o suco coado, o açúcar e o gelo. Bata bem.
Não bata por muito tempo A parte branca que fica por baixo da casca tem um sabor mais amargo, e quanto mais você bater no liquidificador, mais partículas serão liberadas no seu suco, deixando-o cada vez mais amargo. Por isso, use o botão “pulsar” algumas vezes ou bata por menos de 10 segundos.
Modo de Preparo
é que no suco do limao tem o acido acetico, que quando se coloca em agua para fazer a limonada esse acido se ioniza (bem pouquinho) e forma o ion acetato e o H20+ , e essa ultima ao interagir com a superficie da nossa lingua provoca a sensação de amargura.
O suco de limão tem como uma das suas características, a propriedade de oxidar muito rápido, ficando com o sabor amargo.