O exame de CPRE durante entre 30 a 90 minutos e é feito sob anestesia geral, para não causar dor ou desconforto à pessoa. Para fazer o exame, o médico introduz um fino tubo com uma pequena câmera na ponta, desde a boca até ao duodeno, de forma a observar o local onde os canais biliares se ligam ao intestino.
O que é um exame de CPRE (colangiopancreatografia retrógrada endoscópica)? A CPRE é um procedimento que pode ser feito para examinar o fígado, vesícula biliar, vias biliares e o pâncreas.
Hospital Clériston Andrade começa a realizar exames de CPRE | Sesab.
Clínica GastroImagem | Endoscopia Digestiva em Salvador.
É um exame importante para o diagnóstico de diversas doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.
Esse exame se faz necessário quando o paciente descreve alguns sintomas como dor no estômago, azia, halitose, refluxo, dor abdominal, náuseas, vômitos, emagrecimento e perda de apetite, entre outras queixas semelhantes.
Para algumas pessoas, a endoscopia ainda é estigmatizada e até mesmo assustadora. Mas atualmente, não há motivo para ter medo, pois o procedimento é extremamente seguro. Apesar de ser um exame invasivo, a endoscopia é realizada com muitos cuidados e usualmente não ocasiona qualquer dor ou desconforto para o paciente.
Não é normal vomitar após a endoscopia, porém é possível que isso aconteça. Vale perguntar ao médico que realizou o exame se existe algum achado do exame que justifique o vômito, ou se foi usado algum sedativo que possa causá-lo - nesse caso se trataria de uma reação incomum ao sedativo.
Quais os sintomas após a endoscopia? Os sintomas após a endoscopia podem incluir fraqueza, mal estar, desorientação e reflexos lentos. Em geral, depois que os efeitos do anestésico passam, o paciente ficará novamente disposto, o que pode levar em torno de 8 horas, dependendo da medicação utilizada.
Como é o pós da endoscopia O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas). Após o exame o paciente pode retornar com seus hábitos alimentares normalmente, mas recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas.
Após o exame, normalmente o paciente não apresenta sintomas, sendo raras as manifestações de náuseas, desconforto na garganta e dor abdominal, sintomas estes que melhoram sem tratamento em algumas horas. A equipe da endoscopia irá informá-lo(la) caso exista algum cuidado especial não previsto antes do exame.
Uma dúvida comum sobre o jejum para endoscopia é se o paciente pode beber água. Novamente, as orientações variam de clínica para clínica, mas a recomendação geral é suspender a ingestão de líquidos de 3 a 4 horas antes do exame. Leite e bebidas alcoólicas não podem ser consumidos durante o preparo.
Após Manometria Esofágica o paciente poderá trabalhar normalmente. Durante a realização do exame de pHmetria e phimpedanciometria o paciente deverá exercer suas atividades habituais, desde que não exponha os aparelhos à água e traumas (não praticar exercícios físicos).