Religião. A religião da Grécia Antiga era politeísta. Ao receber a influência de vários povos, os gregos foram adotando deuses de outros lugares até constituir o panteão de deuses, ninfas, semideuses e heróis que eram cultuados tanto em casa como publicamente.
Agricultura. Essa foi a base da economia na Grécia Antiga. Apesar de o território ter muitas montanhas, os gregos aproveitaram para explorar os vales férteis, cultivando principalmente uvas, azeitonas, cereais, ervas e vegetais. No entanto, conforme a sociedade crescia, eles começaram a importar alguns produtos.
A agricultura, o artesanato e o comércio marítimo foram as principais atividades econômicas das cidades-estados gregas. Embora o território grego apresente muitas montanhas, a agricultura foi praticada nos vales férteis. A agricultura foi a base da economia na Grécia Antiga.
No campo político, os genos eram comandados por um líder comunitário chamado pater, que exercia funções de caráter judicial, administrativo e religioso. Mesmo com a divisão igualitária dos bens, o grau de parentesco com o chefe do genos era capaz de definir algumas distinções sociais.
Em se tratando de Atenas, dividia-se a sociedade em três classes: Cidadãos (os eupátridas): gozavam de direitos políticos para participar da democracia, excluindo-se deste grupo político mulheres e crianças.
Ex.: Esparta, Atenas, Micenas; Geograficamente falando, a Grécia fica na península balcânica, e é divida em Grécia continental (o próprio continente), Grécia Peninsular (a Península balcânica, ao sul) e Grécia Insular (que são as ilhas, por exemplo Creta).