A filosofia Lean surgiu no Japão. Seu criador foi Taiichi Ohno, engenheiro e chefe de produção da Toyota no período posterior à Segunda Guerra Mundial. ... O termo "Lean" foi reconhecido originalmente como um modelo de produção no livro The Machine that Changed the World, de James P.
5 princípios: O que é Lean Manufacturing?
década de 80
Com base nestas primeiras ideias, o conceito de Lean Manufacturing emergiu no Japão do após segunda guerra mundial. Em 1955, Taichii Ohno e Shigeo Shingo encetaram a tarefa de desenvolver um novo sistema de produção para a Toyota Motor Company nas instalações de Nagoya. ... Nesse livro usou o termo "Lean Manufacturing".
Lean manufacturing ou Lean production, traduzível como manufatura enxuta ou manufatura esbelta no Brazil, é uma filosofia de gestão oriunda do Sistema Toyota de Produção cuja premissa é focar na redução dos sete tipos de desperdícios (sobre-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, ...
Um dos benefícios do Lean Manufacturing mais significativos é alcançar mais qualidade com nos processos de trabalho. Com o Lean Manufacturing, as equipes atacam a causa real dos problemas que acontecem na empresa e assim conseguem evitar falhas, antes que elas prejudiquem o fluxo de atividades.
O lean manufacturing tem como objetivo central evitar perdas e desperdícios que não agreguem valor ao processo produtivo e ao produto final. A abordagem da manufatura enxuta acontece por meio de uma análise das etapas produtivas, e de como as perdas pontuais podem ser solucionadas.
O objetivo principal do 6 sigma é eliminar defeitos e não conformidades, uma vez que o foco principal é a aprovação e a satisfação do cliente.
Os dois pilares do Sistema Toyota de Produção seriam ainda apoiados por mais três bases que garantiriam o seu bom funcionamento: Heijunka, Padronização do Trabalho e Kaizen. A Heijunka é o nivelamento do trabalho, ou seja, garantir que o esforço seja distribuído igualmente ao longo do tempo.
Sistema de produção desenvolvido pela Toyota Motor Corporation para fornecer a melhor qualidade, o menor custo e o lead time mais curto por meio da eliminação do desperdício. O TPS é formado sobre dois pilares, Just-in-Time e Jidoka, e é normalmente ilustrado pela "casa" mostrada a seguir.
O Toyotismo é o modo de produção caracterizado pela produção de acordo com a demanda, objetivando a não acumulação de produtos e matérias-primas.
O Toyotismo é um sistema de produção baseado na fabricação sob demanda. Ele foi criado no Japão por Taiichi Ohno, um funcionário da Toyota, com o objetivo de eliminar o desperdício durante o processo e, principalmente, evitar a acumulação de mercadorias no estoque.