Pretérito Imperfeito - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual, mas que não foi completamente terminado. ... Pretérito Perfeito (composto) - Expressa um fato que teve início no passado e que pode se prolongar até o momento atual. Por exemplo: Tenho estudado muito para os exames.
Verbo Pretérito
Significado de Pretérito substantivo masculino [Gramática] Tempo verbal que expressa uma ação ou estado cuja ocorrência é anterior ao momento em que se fala. adjetivo Que já passou; que não faz parte do presente nem do futuro; passado: momentos pretéritos; vida pretérita.
Terminações do pretérito perfeito do indicativo (verbos regulares)
Na maioria das frases termos uma locução verbal formada pelo verbo poder + verbo no infinitivo, como em "pode indicar" ou "posso rever". Nestes casos, apenas o primeiro verbo é passado para o pretérito.
5 frases no preterito imperfeito
Pretérito perfeito: O chefe pôde indicar seu sucessor. Pretérito imperfeito: O chefe podia indicar seu sucessor. Pretérito mais que perfeito: O chefe pudera indicar seu sucessor.
Para passar a frase para o futuro, você deve acrescentar o "will" + o verbo no infinitivo. Exemplo: I will play videogame (Eu vou jogar videogame). (Basta colocar o verbo no infinitivo sem -TO.
Portanto, para formar o “future simple”, você terá que usar o “will” + verbo no infinitivo (forma não conjugada) para construir sentenças afirmativas, negativas e interrogativas.
Will / Won't (I, you, she, he, it, we, they) ... ?
Verbo To Be - Futuro (will)
A estrutura correta da afirmativa com will é: sujeito + will + verbo principal no infinitivo sem o "to" + complemento.
O tempo do futuro na língua inglesa tem duas formas: o futuro com o verbo auxiliar "will" e com a expressão "to be going to". Este tempo verbal será formado pela colocação do verbo auxiliar "will" antes do verbo principal em sua forma natural. Ex.: It will be good to see my friends after all these years.
Vamos ver alguns exemplos de frases com going to:
O be going to é usado para falar do futuro em inglês. Nós utilizamos going to, frequentemente, para planos e intenções futuros.
Use will + infinitivo sem to (will go, will study, will meet, will rain) para:
O uso do verbo auxiliar going to ao contrário de 'will', é usado para fatos e eventos que tem mais 'chances' de realmente acontecer no futuro. Esse auxiliar é usado junto com o verbo to be is/are/was/were que no caso não devem ser lidos como os verbos ser e está uma vez que estão junto com o auxiliar.
Resposta: Utilizamos o “will” para exprimir uma ação futura. Também é empregado para situações em que se concorda com algo, promete-se ou oferece-se alguma coisa.
A forma verbal going to indica uma ação no futuro, utilizamos para falar de eventos que temos certeza que irão acontecer num futuro imediato, pois há evidências claras sobre isso, ou para expressar planos e intenções.
(Vai chover. Pudemos observar anteriormente também que, ao falar de planos no futuro, o will apresenta uma ideia de espontaneidade. Mas quando queremos falar de algo que já decidimos ou planejamos, devemos usar going to.
Resposta: Como regra geral, podemos dizer que Will indica incerteza e Going to indica certeza.
1 – Não tem segredo: quando usamos will para expressar futuro, basta colocá-lo antes do verbo principal. Se quiser colocar o verbo na sua forma negativa, basta colocar o not na frente dele (will not) ou usar a forma contraída: won't.
Resumindo quase tudo o que foi dito acima: