Os principais remédios utilizados e sua ação para cada tipo dos vermes mais comuns, são:
Há duas formas principais de transmissão das parasitoses intestinais: por meio da contaminação oral e da ingestão das formas infectantes e pela penetração de larvas na pele (Tab. 69.
Baseado no índice de anemia encontrado, o autor considerou a anemia um problema de saúde pública moderado. Os parasitos mais frequentes foram os protozoários G. lamblia e E. histolytica.
Exame parasitológico de fezes (EPF) Teste usado para encontrar parasitas que causam diarreia, fezes soltas ou aquosas, cólicas, flatulência (gases) e outras doenças abdominais.
Transmissão. Os parasitas que entram pela boca são deglutidos e podem permanecer no intestino ou penetrar pela parede intestinal invadindo outros órgãos. Muitas vezes os parasitas penetram na boca por transmissão fecal-oral. Alguns parasitas podem penetrar diretamente através da pele.
Tipos de parasitas endoparasita (aquele vive dentro do organismo do hospedeiro); ectoparasita (que vive fora do organismo do hospedeiro).
Eles são classificados na seguinte forma: Parasitas completos: Vivem no hospedeiro a vida toda. Parasitas incompletas: Vivem nos hospedeiro durante um certo período de vida. Ectoparasitas e Endoparasitas: vivem na parte interna (endoparasitas) e na externa (ectoparasitas) do hospedeiro.
Ciclo de vida direto ou monoxeno: parasitos que utilizam apenas um hospedeiro. Alguns parasitos de ciclo de vida direto e reprodução assexuada multiplicam-se por fissão, e um organismo se divide em dois idênticos. Ciclo de vida indireto ou heteroxeno: parasitos que necessitam de um ou mais hospedeiros intermediários.