A cafeína em cápsulas, também conhecida como cafeína anidra, é um suplemento alimentar com efeito estimulante, podendo ser indicado melhorar o estado de alerta e o desempenho durante estudos e trabalho. Além disso, a cafeína em cápsulas também pode ser indicada para praticantes de atividades físicas e pessoas que desejam emagrecer, pois favorece a queima de gordura corporal.
A cafeína tem uma apresentação bastante semelhante a uma outra molécula presente no cérebro: a adenosina. Esta é relacionada à sensação de cansaço físico. Ou seja, quando o corpo precisa descansar, a adenosina é liberada, dando sinais ao cérebro que é hora de desacelerar.
De forma geral, a cafeína em pó (ou anidra) é utilizada por praticantes de esportes/exercícios físicos, como meio de suplementação a fim de aumentar os níveis de energia e fornecer maior resistência física.
Conforme mencionado em tópico anterior, a cafeína pode ser encontrada em diversos alimentos e bebidas. Pensando nisso, confira algumas opções e a quantidade da substância por porção:
Além das cápsulas, a cafeína pode ser encontrada de diversas formas, como no próprio café, em bebidas energéticas ou concentrada na forma de pó. Assim, para obter o equivalente a 400mg de cafeína, são necessárias cerca de 4 xícaras de 200 mL de café fresco por dia.
Os grãos são primeiro embebidos em água e depois cobertos em uma solução contendo um desses solventes. Só então a cafeína é retirada. A água com solvente é então reutilizada seguidas vezes até estar cheia de aromas e compostos de café - praticamente idênticos aos grãos, com exceção da cafeína e do solvente.
Apesar de todos os benefícios da cafeína em cápsula, o produto não deve ser usado além da dose máxima de 400 mg por dia (ou de no máximo 6 mg por cada 1 kg de peso corporal).
As cápsulas de cafeína são suplementos que servem para aumentar o foco, energia ou resistência. Em geral, elas são usadas por quem precisa estudar ou trabalhar, mas também por quem deseja manter o ritmo durante a prática esportiva.
As cápsulas de cafeína devem ser ingeridas com água, em qualquer hora do dia. É preciso dar atenção à dosagem, pois cada marca ou produto pode ter concentrações diferentes da substância.
O consumo da cafeína anidra causa tolerância, e, por isso, podem ser necessárias doses cada vez maiores para se obter o mesmo efeito no início do uso do suplemento, o que pode causar ansiedade, nervosismo, insônia ou batimentos cardíacos acelerados.
No geral, a dosagem máxima não deve ultrapassar 400mg ao dia, mas isso inclui considerar todos os outros alimentos que contêm cafeína. Ou seja, se for consumir as cápsulas, vale moderar no café, chá-verde, chocolate e energéticos.
Nesse caso, por não estar ingerindo a substância pura, o tempo de absorção varia conforme o que comemos ou bebemos. Sendo que, quanto maior o teor de cafeína, mais rápida será a absorção — ou seja, o café gera efeitos mais rápidos do que o chocolate, por exemplo.
Outro uso recorrente da cafeína, está relacionado à prática de atividades físicas. Esse pode ser, também, bastante efetivo considerando o efeito ergogênico da substância.
Além disso, a cafeína pode aumentar a força e melhorar a resistência muscular durante o treino. Por isso, muitos praticantes de exercício físico se interessam pela cápsula de cafeína para o pré-treino.
Além disso, pessoas que usam medicamentos, devem conversar com o médico antes de consumir alimento ou tomar suplementos contendo cafeína, porque alguns medicamentos podem interagir com essa substância, aumentando ou diminuindo o seu efeito.
O café descafeinado, assim como o café normal, aumenta a acidez no estômago e facilita o retorno dos alimentos para o esôfago, por isso ele deve ser consumido com moderação por pessoas que sofrem com gastrite, úlcera e refluxo gastroesofágico.
12 – Cafeína pode causar desidratação? É comprovado que a cafeína tem um efeito levemente diurético, mas quando consumida na forma de café ou chá, a própria água presente nas bebidas é suficiente para neutralizar esse efeito.
E de todo o produto processado pelo corpo, uma pequena parte, em torno de até 3%, é excretada pela urina — ou seja, é possível detectar a cafeína sem alteração da sua constituição química com uma simples análise da urina. Mas isso leva algum tempo. Pode ser preciso mais de 30 horas para o corpo eliminar toda a cafeína.
Um dos motivos para a preferência ao consumo em pó se dá pois, dessa forma, o corpo geralmente tem uma absorção mais rápida. Mas vale destacar que as ações que desempenha no organismo são as mesmas independente do tipo.
Entretanto, na hora de analisar o rótulo de alguns suplementos, pode-se encontrar teores maiores (chegando a 420mg de cafeína). Isso ocorre pois, nesses casos, tratam-se produtos voltados ao uso por atletas.
Quando estes sintomas estão presentes e quando não existem outras possíveis razões que justifiquem o seu surgimento, é sinal de que o consumo de café ou de produtos contendo cafeína pode estar exagerado, sendo recomendado interromper imediatamente o seu consumo. Veja como tomar suplementos de cafeína na dosagem segura.
A cafeína é a principal responsável pelo efeito do café para quem tem gastrite, mas não só. "Recomendamos que a pessoa evite mesmo o descafeinado, que também pode irritar a mucosa", comenta Gabriela Braga Bisogni, nutricionista da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
Tira a fome e ajuda a emagrecer Como é um estimulante, o café ajuda a acelerar o metabolismo, fazendo com que ele funcione melhor. Além disso, o café diminui a fome porque a cafeína e os antioxidantes naturais trazem um sensação de bem-estar e saciedade.
Segundo pesquisa publicada na revista Appetite, a preferência por sabores amargos está relacionada a traços de personalidade malévolos. Pesquisadores da Universidade de Innsbruck, na Áustria, dizem que pessoas que preferem café sem edulcorantes, água mineral, rabanetes e chocolate amargo tendem a ser malévolos.
Os adeptos dessa bebida afirmam que a mistura ajuda a derreter a gordura e alivia dores de cabeça e diarreia. Sugere-se misturar uma xícara (240 ml) de café com o suco de 1 limão.
“A cafeína também contribui para a perda de peso pela ação direta na quebra da gordura pelo estímulo na enzima Lipase, que contribui para a quebra da gordura em estoque, lançando-a na corrente sanguínea para ser oxidada, ou seja, queimada”, explica.
Algumas opções de café da manhã saudável são:
O Café Marita emagrece de 3 formas: Ele acelera o metabolismo, e portanto auxilia na queima de gorduras. O café deve ser consumido até 3 vezes ao dia, meia hora antes das refeições. Não é recomendado ultrapassar as 3 xícaras de café diárias e nem tomar próximo ao seu horário de dormir.
Café: quando ingerido moderadamente, ajuda a acelerar o metabolismo e disfarçar a fome. Isso acontece porque a cafeína e os antioxidantes presentes no café fazem bem ao organismo quando ingerido puro. Dispense o chantilly e o leite.