Capilares sanguíneos são vasos sanguíneos que apresentam um calibre reduzido, e destacam-se por ser locais de trocas de substâncias entre sangue e líquido intersticial. ... É nesses vasos que ocorre a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos circundantes.
Algumas biomoléculas com o plasma sanguíneo e gases, além de outros solutos, como o sódio, potássio, vitaminas e minerais.
Os capilares não possuem tecido muscular e nem conectivo ou elástico, o que permite que a taxa de troca de substâncias e gases entre o sangue e os tecidos corporais seja elevada. Deste modo, o sangue flui nos capilares através da pressão exercida pelas arteríolas, as quais são dotadas de musculatura em sua parede.
Podemos afirmar que o sangue dos capilares que passa por tecidos como a derme carregam o oxigênio necessário para os tecidos e recebem o gás carbônico.
O fluxo por um vaso sanguíneo é inteiramente determinado por dois fatores: (1) a diferença de pressão entre as duas ex- tremidades do vaso, que é a força que empurra o sangue adiante pelo vaso, e (2) o obs- táculo ao fluxo sanguíneo pelo vaso, que é denominado resistência vascular.
O ventrículo esquerdo recebe o sangue do átrio esquerdo e dele parte a artéria aorta, que é responsável por levar sangue para o restante do corpo, exceto os pulmões.
Qual a função do coração? A função primordial do coração é bombear sangue para todo o corpo. Para isso, ele funciona como uma bomba dupla, o seu lado esquerdo bombeia sangue oxigenado (arterial) para diversas partes do corpo. Enquanto isso, o lado direito bombeia sangue venoso para os pulmões.
Pulmonar:ventrículo direito e átrio esquerdo. Sistêmica: ventrículo esquerdo, artéria aorta e átrio direito.
Na circulação pulmonar, o sangue é levado do coração até o pulmão e, posteriormente, volta ao coração. Essa circulação inicia-se quando o sangue sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar em direção aos pulmões. A artéria pulmonar ramifica-se e segue cada uma para um pulmão.
Aorta
Circulação Pulmonar ou Pequena circulação é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigênio de volta ao coração. Em síntese, é uma circulação coração-pulmão-coração. Inicia-se no ventrículo direito e termina no átrio esquerdo do coração.
Para que haja o envio do sangue da segunda câmara cardíaca da circulação pulmonar para a primeira câmara da circulação sistêmica, se faz necessário: a) Sístole Atrial e Diástole Ventricular.
A artéria pulmonar é a artéria que transporta sangue do lado direito do coração até os pulmões. No cateterismo da artéria pulmonar, um cateter é inserido através do átrio e ventrículo direito até chegar no interior da artéria pulmonar.
Todas as artérias conduzem o sangue do coração para o corpo, exceto a artéria pulmonar. Saindo do coração pelo ventrículo direito, o tronco pulmonar se ramifica em duas artérias pulmonares: artéria pulmonar direita e artéria pulmonar esquerda, que também se ramificam através do hilo pulmonar.
A aorta é a maior artéria encontrada no nosso corpo. Ela tem sua origem no ventrículo esquerdo, uma das cavidades do coração, e daí se ramifica em várias outras artérias.