Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), uma lauda para elaboração de trabalhos acadêmicos consiste em:
De forma resumida uma lauda corresponde a folha de um trabalho. No caso, um texto com três laudas possui três folhas, geralmente esse nome é utilizado em trabalhos da universidade, ou provas, onde o professor orienta um número "x" de laudas por questões.
Lauda é o nome dado para um dos lados de uma folha de papel, seja de um caderno, livro ou outro tipo de texto que segue uma padronização. A lauda é o conjunto de configurações que garantem o padrão de paginação, como o número de caracteres, a fonte da letra, o seu tamanho, espaçamento e etc.
As mais utilizadas são as de 1000 caracteres sem espaços brancos por página (critério adotado pela Junta Comercial do Estado de São Paulo), a lauda de 1250 com espaços (ambas correspondem a mais ou menos 200 palavras em português por lauda), as de 1400 (adotada pelo Sindicato de Jornalistas de São Paulo), 1500, 1800 e, ...
Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.
A lauda é uma página padronizada segundo uma determinada medida de quantificação de texto. Embora existam diferentes medidas de lauda (1200 caracteres, 2100 caracteres, 1700 caracteres,…) todas definem a contagem de linhas e de toques, ou seja, de caracteres e de espaços em branco.
Página é cada um dos lados de uma folha de papel, não possuindo nenhuma forma pré-definida. Já a lauda representa uma página escrita e padronizada a partir de sua quantidade de caracteres. ... Página escrita, configurada a partir de determinados padrões (caracteres, espaçamentos, formatos e dimensões da página).
Aqui está um exemplo de texto com 1 lauda de 1250 caracteres com espaços – começa com o título acima e termina com o número do telefone, no quarto parágrafo abaixo. ... Assim você terá a quantidade exata de duas laudas; se precisar de um exemplo de texto com 3 laudas, copie e cole-o três vezes – e assim por diante.
Como fazer uma resenha em 7 passos: o guia definitivo para elaborar uma resenha perfeita
Resenha é um tipo de texto usado para descrever e analisar outra produção textual – que pode variar de obras literárias até tratados de anatomia. Todos os livros, de modo geral, podem ser resenhados.
Um resumo apresenta os principais aspectos de um texto original. ... Neste sentido, o resumo trará os principais aspectos de outro texto, enquanto a resenha irá analisar, descrever e enumerar pontos relevantes do conteúdo em questão, podendo ser descritiva, opinativa ou científica.