O principal objetivo da divisão regional do Brasil é aumentar a compreensão e perspectiva da organização do território do país, e também auxiliar na implantação e gestão de políticas públicas. A divisão regional do Brasil é responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Brasil é dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Nelas estão agrupados os 27 estados da federação.
Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Meridional. Em 1940, o IBGE elaborou uma nova proposta de divisão para o país que, além dos aspectos físicos, levou em consideração aspectos socioeconômicos. ... Bahia, Sergipe e Espírito Santo formavam a região Leste.
Os elementos naturais mudam a paisagem de acordo com o lugar e as condições climáticas. Por exemplo, é o que acontece em países que ocorrem os terremotos, os maremotos (tsunami), as erupções vulcânicas, deslizamentos do solo, erosão das rochas, derretimento das geleiras, queimadas, entre muitas outras.
As mudanças que ocorrem na paisagem, assim como os impactos ambientais, são provocadas tanto por fatores naturais quanto sociais, estes com resultados mais imediatos e aqueles com resultados a longo prazo – com raras exceções, a exemplo dos deslizamentos de encostas.
Resposta: A paisagem é responsável por registrar vários aspectos representativos da sociedade. Explicação: Nesse sentido, o conceito de paisagem amplia-se, na medida em que não se limita a uma divisão geográfica.
Podemos acrescentar ainda a crescente poluição dos oceanos e mares, o avanço da desertificação, o desmatamento acelerado das últimas grandes reservas florestais originais do planeta (Amazônia, bacia do rio Congo e Taiga), a extinção irreversível de milhares ou até milhões de espécies vegetais e animais, etc.
Resposta. Modificações causadas na paisagem pela Primeira Revolução Industrial,podem-se citar o crescimento das cidades, o surgimento de bairros industriais nessescentros urbanos e a poluição decorrente da fumaça lançada pelas chaminés das fábricas.
O processo de industrialização, iniciado no século 18, causou grandes transformações no mundo. As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.