A ciência é a certeza do que realmente é, e a ideologia, é aquilo que desejamos que fosse.
A ideologia opõe-se à ciência. Em certo sentido ela é a anticiência. o sistema jurídico pode ser ideológico e freqüentemente o é; • a religião pode ser ideológica e freqüentemente o é;. . a escola pode ser ideológica e freqüentemente o é; os símbolos pátrios (bandeiras, fardas etc.)
Ao final de sua obra, entre as décadas de 1960-1970, Georges Canguilhem cunhou o termo “ideologia científica” para designar certos saberes que reivindicam para si o estatuto de cientificidade, mas que apenas emprestam modelos científicos de outras áreas e as degeneram, desviando-lhes a finalidade para servirem a ...
A alta racionalidade da ciência não é imune a irracionalidades sociais sociologicamente explicáveis. ... Assim como há uma ciência das ideologias, no campo da sociologia do conhecimento, há também a muito pouco analisada ideologia de cada ciência e, por isso, a da ideologia na ciência.
A boa notícia é que nos últimos 20 anos a coisa finalmente parece ter engrenado. Passamos da 21ª para a 13ª posição no ranking mundial de produção científica (veja ao lado) e levantamentos já indicam que o Brasil responde por 2,7% dos trabalhos científicos publicados no mundo (em 1994, era apenas 0,7%).
Ideologia no pensamento Marxista (materialismo dialético) é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.
Com Marx, a ideologia adquiriu um instrumental crítico e negativo, pois para ele e Engels, a ideologia seria uma teoria que olha erroneamente as idéias autônomas e eficazes e não dão conta das condições reais e as características da vida sócio-histórica.
Na obra O Capital, Marx escreve: “quanto mais o operário se esgota no trabalho, tanto mais poderoso se torna o mundo estranho, objetivo, que ele cria perante si, mais ele se torna pobre e menos o mundo interior lhe pertence”.
A reprodução do capital é o fundamento principal na produção e o homem enquanto trabalhador a mercadoria básica para o funcionamento do processo produtivo. O trabalhador expropriado de sua natureza e relegado ao ganho para o mero sustento de sua necessidade primeira, a sobrevivência.
A desigualdade social está atrelada necessariamente ao modo de produção capitalista que não é justo, não é igual. Possibilita um processo de desigualdade muito intenso. ... Para Marx, o indivíduo pode fazer suas escolhas, mas as condições sociais são influenciadas pelas condições econômicas.
O capitalismo agrava a desigualdade social. ... O professor deve apresentar os quatro principais fatores que provocam a crise do sistema capitalista, que são: a desigual relação entre capital e trabalho, os problemas ambientais, incremento das desigualdades sociais e a perda de valores humanos.