A principal diferença entre elas é que dentro da pesquisa básica o foco é gerar conhecimento, porém é gerá-lo sem necessariamente ter uma finalidade imediata. É conhecimento por conhecimento. ... A pesquisa aplicada só acontece graças aos conhecimentos originados na pesquisa básica.
É uma pesquisa de natureza descritiva, realizada por meio de dados bibliográficos e documentais. ... Os dados evidenciam que os procedimentos metodológicos mais utilizados quanto à caracterização das pesquisas referem-se à abordagem qualitativa, e quanto à natureza aplicada.
As pesquisas exploratórias têm por objetivo familiarizar-se com o fenômeno ou obter uma nova percepção dele e descobrir novas ideias. ... Segundo Gil (2019) as pesquisas exploratórias têm como propósito proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses.
Pesquisa básica, também chamada pesquisa pura ou pesquisa fundamental, é uma pesquisa científica focada na melhoria de teorias científicas para melhoria da predição ou compreensão de fenômenos naturais ou de outro tipo. Ela refere-se ao estudo destinado a aumentar nossa base de conhecimento científico.
Pesquisa prática - Trata-se da pesquisa "ligada à práxis, ou seja, à prática histórica em termos de conhecimento científico para fins explícitos de intervenção; não esconde a ideologia, mas sem perder ó rigor metodológico".
Com origem no latim, a expressão “in loco” tem o mesmo significado do que o termo “no lugar” ou “no próprio local”. Estar presente em todas as etapas da pesquisa é nosso lema e nossa garantia na obtenção de resultados assertivos e fidedignos.