AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA A avaliação da fisioterapia tem como objetivo definir corretamente os problemas dos pacientes, sendo impossível sem esta desenvolver um tratamento apropriado. Deve ser realizada constantemente para identificar alterações e se os objetivos estabelecidos estão sendo atingidos.
A anamnese é uma entrevista realizada pelo fisioterapeuta na consulta para obter informações sobre o princípio e evolução de doenças, para que assim encaminhe para o tratamento adequado. Reconstrói os fatos do paciente que incitaram as causas da doença para que dessa forma o diagnóstico seja seguro.
Anamnese é um termo usado em todas as áreas da saúde para designarmos o relato da doença e toda sua história, é uma entrevista que ajuda o profissional no diagnóstico e com isto traçar o objetivo e conduta no tratamento.
História médica pregressa ou História patológica pregressa (HMP ou HPP): Adquire-se informações sobre toda a história médica do paciente, mesmo das condições que não estejam relacionadas com a doença atual. Histórico familiar (HF): para saber se existe alguma relação de hereditariedade das doenças.
Coletar toda a informação considerada útil relatada pela paciente relevante ao motivo – queixa principal - que a trouxe para a consulta, levando em consideração início, duração, intensidade dos sintomas, evolução, fatores de alívio e de agravo e condições associadas.
Toda clínica de saúde precisa ter o histórico do paciente para ter sucesso....Como montar um histórico eficiente?
Como fazer uma boa anamnese Para começar, é preciso fazer uma identificação do perfil do paciente. Nela, observe desde a idade e o sexo até a ocupação e a residência. Também é necessário observar a queixa principal, o sintoma que motivou a busca pelo atendimento, e o HDA ou HMA, que é a história da doença atual.
O histórico de enfermagem ou investigação clínica é a primeira etapa constituída de anamnese e exame físico de enfermagem. Considera-se a coleta de informações do cliente no sentido de avaliar as evidências e os fatores de risco que possam agregar-se ao problema de saúde atual do cliente.
Histórico do paciente é um conjunto de documentos e relatos sobre o seu estado de saúde em diferentes etapas da vida. Ele reúne informações históricas sobre doenças atuais, anteriores, males que afetam familiares e atendimentos de saúde prestados, colhidas durante anamnese, avaliação física, exames e tratamentos.
Veja esta apresentação: PRONTUÁRIO MÉDICO ÚNICO e ONLINE....SEQUÊNCIA:
Histórico de enfermagem — relação escrita de informa- ções específicas sobre o paciente, provendo dados sobre as suas necessi- dades ou os seus problemas como base para evolução, prescrição e ava- liação da assistência de enfermagem.
Para saber se um médico está apto a exercer a profissão, qualquer pessoa pode fazer uma pesquisa no site do Conselho Federal de Medicina (portal.cfm.org.br) ou dos conselhos regionais de medicina (CRMs) de cada Estado (a listagem dos sites está disponível no portal do CFM).
Todo paciente ou seu representante legal tem o direito de solicitar e receber cópia do respectivo prontuário médico. ... O prontuário médico é a união de todos os documentos que registram procedimentos, exames, condições físicas e demais informações do paciente.
Para saber se o médico possui registro de especialista, basta fazer uma simples consulta no site do CFM (www.cfm.org.br) e clicar no campo "Cidadão" e depois “Busca por médico”.
Se não encontrar o médico que procura, consulte diretamente a Secretaria Executiva do Cremers [clicando aqui], ou pelo telefone (51) 3219-7544.
Indispensável para a prática da medicina, o CRM é um número que o profissional adquire após realizar a inscrição no Conselho Regional de Medicina. Por lei, todo médico deve possuir um número de CRM e apresentá-lo de forma visível, geralmente no carimbo.