A arte romana teve destaque no período compreendido entre o século VIII a.C. e o século IV d.C. ... A arte românica surgiu na Europa no século XI e tinha uma arquitetura bem grandiosa com abóbadas substituindo o telhado das basílicas, os pilares eram bastante maciços e as paredes espessas.
Principais construções romanas
Os romanos dominaram as inovações médicas para conter a perda imediata de sangue na batalha, salvando assim milhares de vidas. Eles também inventaram ferramentas como bisturis de bronze, ganchos obstétricos, brocas de osso e fórceps, e também o espéculo vaginal bastante assustadoramente denominado.
Era por meio do Mar Mediterrâneo que os romanos realizavam uma parte considerável de suas trocas comerciais, transportavam os seus exércitos e estabeleciam a ligação entre as diversas partes do Império (que chegou a estender-se por três continentes) com a administração central em Roma.
Os romanos passam então a expandir seu território a partir de áreas periféricas, chegando à península ibérica, Marrocos, Arábia, Inglaterra, Romênia, Palestina, etc. As conquistas continuarão até o reinado de Adriano (117 d.C. - 138 d.C.), imperador famoso pelo muro na Inglaterra que leva o seu nome.
Algumas medidas como o congelamento de preços, fixação do camponês a terra e autorização para que os impostos fossem pagos em mercadoria foram adotadas por Constantino e Diocleciano na tentativa, inútil, diga-se de passagem, de conter a crise.
Podemos afirmar que a relação entre a expansão territorial romana e a construção da rede de estradas romanas se dá porque: ... d) A ampla rede de estradas permitia um dominio maior sobre o território e facilitava a comunicação e a. circulação de pessoas, o que garantia a expansão territorial.