Conheça, abaixo, cada um dos seis direitos de aprendizagem e entenda melhor como efetivá-los:
A BNCC representa um avanço na educação brasileira ao garantir a aprendizagem progressiva que os alunos devem desenvolver em todas as modalidades de ensino. Ela visa assegurar a igualdade, oportunidade e eliminação da defasagem de aprendizado. Porém, o que deve ser lembrado por todos é que a base não é o currículo.
Competências específicas de cada área do conhecimento e dos componentes curriculares; Direitos de Aprendizagem ou Habilidades relativas a diversos objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos) que os alunos devem desenvolver em cada etapa da Educação Básica — da Educação Infantil ao Ensino Médio.
E quais são essas competências?
Conhecimento. Pensamento científico, crítico e criativo. Repertório cultural. Comunicação.
Sendo assim, o primeiro passo para trabalhar as competências e habilidades da BNCC consiste em estudar e relacionar todos esses elementos da estrutura do documento. Dessa forma, a proposta de cada ano em cada segmento assume um objetivo claro no desenvolvimento das competências gerais dos estudantes.
Quais são as 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular?
Competências Específicas da Língua Portuguesa Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.