Quando um neurônio é estimulado, seja por um estímulo químico, elétrico ou mecânico, ocorrem alterações na conformidade das proteínas localizadas na membrana. ... Ao chegar à extremidade do neurônio, esse impulso provoca a liberação de neurotransmissores na sinapse, fazendo com que outra célula seja estimulada.
Quando levamos em consideração a sua função, os neurônios podem ser divididos em: - Sensitivos ou aferentes – Recebem os estímulos produzidos fora do corpo e internamente. - Motores ou eferentes – Conduzem o impulso nervoso para glândulas, músculos lisos e estriados.
O primeiro neurônio motor fica dentro do cérebro, em uma área chamada córtex cerebral. Para que qualquer músculo de contração voluntária se mova, o primeiro neurônio emite um impulso elétrico que viaja pelo cérebro, passa pelo tronco cerebral e chega à medula espinhal localizada na coluna vertebral.
A esclerose lateral primária (ELP) é uma doença neurodegenerativa idiopática não-familiar, dos neurónios motores superiores, que se apresenta como um síndrome progressivo lento da via piramidal. A idade de início situa-se geralmente entre os 40 e 60 anos de idade, com espasticidade nos membros inferiores.
O bulbo (um região do tronco cerebral) inerva músculos da respiração, garganta e pescoço. Assim músculos envolvidos na respiração, na deglutição, na fala, na movimentação da língua são os primeiros a serem acometidos.
A paralisia supranuclear progressiva é uma rara doença degenerativa do sistema nervoso central que prejudica progressivamente os movimentos oculares voluntários e causa bradicinesia, rigidez muscular com distonia axial progressiva, paralisia pseudobulbar e demência.
A Degeneração Corticobasal (DCB) é uma doença neurodegenerativa progressiva e rara. Foi identificada pela primeira vez em 1968. A doença geralmente começa entre os 60 e os 70 anos de idade. A DCB é uma doença complexa com uma ampla variedade de sintomas e sinais.
A Atrofia de Múltiplos Sistemas é uma doença neurodegenerativa grave, caracterizada por falência autonômica progressiva, com características parkinsonianas, cerebelares e piramidais em diferentes combinações.
A síndrome de Shy-Drager, também chamada de “atrofia de múltiplos sistemas com hipotensão ortostática” ou "MSA" é uma doença rara, grave e de causa desconhecida, caracterizada pela degeneração das células do sistema nervoso central e autônomo, que controla as funções involuntárias do corpo.