O ponto de fulgor, também conhecido como flash point, é a menor temperatura do fluido na qual há a liberação de vapores suficientes para que em contato com o oxigênio do ar atmosférico forme-se uma mistura que exposta a uma fonte de ignição se inflame sem a sustentação do fogo, ou seja, em uma visão superficial o ponto ...
Ponto de fulgor é a menor temperatura na qual um líquido inflamável emite vapores em quantidade combustão suficiente para uma mistura e igniçâo momentânea (fulgor). Esse valor serve para indicar a relativa segurança no uso e manuseio do inflamável.
Líquidos inflamáveis. 20.
Ponto de Fulgor (Flash Point) —É a menor temperatura na qual uma substância libera vapores em quantidades suficientes para que a mistura de vapor e ar logo acima de sua superfície propague uma chama, a partir do contato com uma fonte de ignição.
Ponto de Ignição (Ignition Temperature) É a temperatura mínima em que os gases desprendidos por um corpo entram em combustão sem auxílio de fonte externa de calor. Somente a presença do comburente é o suficiente à combustão.
O ponto de fulgor representa a temperatura que o óleo deve atingir para que uma chama, passada sobre a sua superfície, incendeie os vapores formados; a labareda formada extingue-se imediatamente, uma vez que a temperatura do óleo ainda é insuficiente para produzir vapores em quantidades suficientes para sustentar a ...
Conhecido como Pour Point, o ponto de fluidez nos lubrificantes é um termo que diz respeito a temperatura mais baixa na qual um óleo flui apenas influenciado pela gravidade.
Resposta. Explicação: Ponto de Combustão: temperatura onde a quantidade de vapores já é suficiente para manter o processo da queima. Ponto de Ignição: temperatura onde a quantidade de vapores inflamáveis já é tão intensa que pega fogo só pelo contato com o oxigênio.
Como ponto de fulgor entende-se a menor temperatura que o óleo diesel vaporiza em quantidade suficiente para formar com o ar uma mistura explosiva, capaz de se inflamar momentaneamente, quando sobre ele se incidir uma chama (fonte de ignição). Para o óleo diesel marítimo o ponto de fulgor é fixado em um valor de 60°C.
a) classe II: líquidos que possuem ponto de fulgor igual ou superior a 37,8ºC e inferior a 60 ºC – todos os tipos de óleo diesel, aguarrás e querosene (iluminante e de aviação). b) classe IIIA: líquidos que possuem ponto de fulgor igual ou superior a 60ºC e inferior a 93,4 ºC – todos os tipos de óleo combustível.
Gasolina, álcool e diesel não pegam fogo? Na forma líquida, não. Quem, na verdade, pega fogo são os seus vapores. Esses líquidos geram vapores a temperaturas relativamente baixas.
Óleo diesel é um combustível fóssil obtido a partir da destilação do petróleo. ... De todos os produtos derivados do petróleo (como a gasolina, óleo lubrificante e querosene), o óleo diesel é mais abundante, ou seja, é a fração em maior quantidade no petróleo.
Gás de petróleo: ebulição < 40º C. Nafta: ebulição de 60º a 100ºC. Gasolina: ebulição de 40º a 250ºC. Querosene: ebulição de 175º a 325ºC.
Destilação
O refinamento do petróleo é a separação dos seus componentes com base na diferença de faixa de ponto de ebulição das diferentes frações. ... Esse transporte por meio de oleodutos ou de superpetroleiros (grandes navios) é realizado para levar o petróleo até as refinarias.
Na parte de cima da torre, ficam as frações com o menor ponto de ebulição; na parte inferior, estão as frações com maior ponto de ebulição....As frações mais conhecidas do petróleo são:
O petróleo, proveniente dos tanques de armazenamento, é pré-aquecido e introduzido numa torre de destilação atmosférica. Os derivados deste fracionamento são, principalmente, gás, GLP, nafta, gasolina, querosene, e o óleo diesel, restando um resíduo denominado resíduo atmosférico (RAT).
Sabe-se que o petróleo é convertido em sub-produtos por meio de um processo conhecido como destilação fracionada, em que são utilizadas diversas temperaturas, para a produção de diferentes produtos, como o querosene, gás natural, gasolina e diesel.
Nesta etapa, são recolhidos, principalmente, gás, gasolina, nafta e querosene. As frações mais pesadas são recolhidas na parte inferior da coluna.
O aumento das atividades de Exploração e Produção (E&P) e de refino foram os principais responsáveis por essa evolução do PIB do petróleo.
O petróleo leve, como o próprio nome diz, contém uma maior fração de produtos leves, como gás natural, naftas e óleo diesel. Já o petróleo pesado possui maior quantidade de compostos pesados, como óleos combustíveis e asfalto.
Por exemplo, a decantação é utilizada para separar o petróleo da água salgada. Visto que a água é mais densa que o petróleo, ela fica na parte de baixo e o petróleo fica na parte de cima, podendo ser separados. Utiliza-se também da filtração para remover impurezas maiores, tais como areia, argila e pedaços de rochas.
evaporação
Uma delas é a decantação, que consiste na separação dos componentes de uma mistura pela diferença de suas densidades. Como o petróleo é menos denso que a água, com o tempo a água tende a ficar na parte inferior; e o petróleo na parte superior, separando-se.
Principais produtos derivados do petróleo
Enquanto a gasolina e o diesel têm origem fóssil, o etanol tem origem vegetal, é extraído da cana-de-açúcar e considerado um combustível renovável e menos poluente do que os derivados do petróleo.
O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento em tanques apropriados dando origem a vários subprodutos, esse processo é denominado de destilação fracionada.
Exemplos de produtos processados com laticínios, derivados e ingredientes substitutos: