Para isso, você precisa entender os principais níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional, que se diferenciam no prazo das ações, nos níveis hierárquicos envolvidos e como cada planejamento influencia no resultado geral da organização.
Para tanto, primeiramente serão expostos os três níveis hierárquicos do planejamento em produção: o planejamento estratégico da produção, o planejamento-mestre da produção e a programação, acompanhamento e controle da produção.
Nível Operacional - se localiza na base desta pirâmide e é o ponto mais baixo desta hierarquia. Nele se concentra a maior quantidade de colaboradores dentro da organização e o seu foco é trabalhar em grupo, em curto prazo e em tarefas específicas.
Gerentes de primeira linha – Gerentes responsáveis apenas pelo trabalho de empregados operacionais. Não supervisionam outros administradores; constituem o primeiro nível (ou o nível mais baixo) dos gerentes na hierarquia organizacional.
Níveis de planejamento e as Funções do Processo Administrativo. Há três níveis ou tipos de planejamento organizacional e são classificados em Estratégico, Tático e Operacional. Distinguem-se basicamente pelo prazo das ações a serem desenvolvidas, a abrangência dos planos e o seu conteúdo.
São conceitos relacionados, mas são simples de diferenciar. A estrutura organizacional é o sistema de organização ou hierarquia de uma empresa, enquanto um organograma é a representação visual dessa estrutura organizacional. Ou seja, o organograma é a estrutura organizacional desenhada em forma de diagrama.
Estrutura organizacional é o sistema formal de tarefas e relacionamentos de autoridade que controla como as pessoas coordenam suas ações e usam os recursos para atingir os objetivos organizacionais; controla também a coordenação e as formas de motivação.
A departamentalização é uma forma de divisão do trabalho por especialização da estrutura organizacional da empresa, ou seja, é o agrupamento de acordo com um critério específico de homogeneidade das atividades e correspondente a recursos em unidades organizacionais.
Conceito. A departamentalização é a prática de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais, seguindo um critério de homogeneidade entre eles, visando uma adequação da estrutura organizacional com sua dinâmica de ação mais eficiente.