Já quando se fala da pesquisa aplicada é bom observar a diferença do objetivo para a pesquisa básica. A pesquisa aplicada busca gerar conhecimento para a aplicação prática e dirigida a solução de problemas que contenham objetivos anteriormente definidos.
Pesquisa básica, também chamada pesquisa pura ou pesquisa fundamental, é uma pesquisa científica focada na melhoria de teorias científicas para melhoria da predição ou compreensão de fenômenos naturais ou de outro tipo. Ela refere-se ao estudo destinado a aumentar nossa base de conhecimento científico.
Pesquisa aplicada (pt-BR) ou investigação aplicada (pt) tem como conceito ser o método científico específico que envolve a aplicação prática da ciência. ... Para tanto, utiliza-se de algumas teorias, conhecimentos, métodos e técnicas acumuladas das comunidades de pesquisa (da Academia) para um propósito específico.
Pesquisa descritiva: registro e análise de características de um fenômeno ou grupo, evitando a interferência do pesquisador, a partir de técnicas padronizadas de coleta e análise de dados. Pesquisa explicativa: registro, análise e interpretação de fenômenos, em busca de identificar causas.